uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Vila Franca de Xira com três  nomeações para as 7 maravilhas 
A festa do Colete Encarnado é uma das candidatas na categoria "Festas e Romarias"

Vila Franca de Xira com três  nomeações para as 7 maravilhas 

Festa do Colete Encarnado, lenda de Nossa Senhora de Alcamé e romaria do Senhor da Boa Morte vão estar a votação do público.

O município de Vila Franca de Xira está nomeado este ano para três categorias do concurso 7 Maravilhas da Cultura Popular, com as festas do Colete Encarnado, a lenda da Nossa Senhora de Alcamé e a romaria do Senhor Jesus da Boa Morte. As candidaturas foram validadas nas categorias de “Festas e Feiras”, “Lendas e Mitos” e “Procissões e Romarias”.
A verificação das candidaturas contou com o apoio de um conselho científico composto pelo Turismo de Portugal, Associação Portugal Genial, o Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património, o Centro Nacional de Cultura, a Fundação INATEL, Joana Vasconcelos e da secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Os vencedores serão apurados mediante votação do público que decorrerá em breve. Serão apurados 140 finalistas regionais.
A festa do Colete Encarnado dispensa apresentações e é a marca maior do concelho de Vila Franca de Xira, tendo a tauromaquia como o seu ingrediente mais forte, incluindo as esperas de toiros nas ruas da cidade. Já a lenda de Nossa Senhora de Alcamé conta a história de um campino salvo da mordedura de uma serpente por Nossa Senhora da Conceição que teria intervindo fechando a boca da serpente com uma maçã. Por esta razão, Nossa Senhora de Alcamé é considerada a padroeira dos campinos e, por extensão, também dos varinos. Em 1746 foi construída uma ermida em sua honra na Recta do Cabo, em plena lezíria vilafranquense. Depois de anos de interrupção a romaria ao templo foi retomada em 2002.
Por fim, outra romaria com importante significado no concelho é a que se realiza tradicionalmente em Maio à capela dedicada ao Senhor Jesus da Boa Morte, construída no século XVI, que fica no alto do monte do lugar de Povos, a norte da cidade de Vila Franca de Xira. Em sua honra na quinta-feira de Ascensão, feriado municipal no concelho, dezenas de pessoas sobem o monte até à capela, assistindo à missa e depois convivendo no local.

Vila Franca de Xira com três  nomeações para as 7 maravilhas 

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido