uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Provedor da Misericórdia da Chamusca agradece apoio  de autoridades e empenho dos trabalhadores
Nuno Castelão

Provedor da Misericórdia da Chamusca agradece apoio  de autoridades e empenho dos trabalhadores

Nuno Castelão lembra que os lares de idosos não estão preparados para prestar serviços de saúde e pede compreensão dos hospitais.


O Provedor da Santa Casa da Misericórdia da Chamusca, Nuno Castelão, emitiu um comunicado em que lembra às autoridades de saúde que os lares de idosos não estão preparados para prestar serviços de saúde e onde apela à compreensão dos hospitais para essa realidade e à necessidade de um “relacionamento saudável”, dado que isso nem sempre tem sido possível.
“Não se pode esperar que estas valências possam prestar um serviço de saúde porque essa, não é, efectivamente, a sua função. Os colaboradores envolvidos não são profissionais de saúde, nem tão pouco existem condições físicas em estruturas edificadas há várias décadas, preparadas para acorrer a tais necessidades, sobretudo no que se refere a zonas de isolamento. (...) Para doenças contagiosas, agudas e de rápida evolução, nenhum Lar está preparado”, sublinha.
É também importante que os hospitais entendam todas as dificuldades com que “nos confrontamos e que haja um relacionamento saudável porque entendemos que os objectivos são comuns. Nem sempre isso tem sido possível”.
Nuno Castelão informa que foram efectuados testes à Covid-19, tanto na Estrutura Residencial Para Idosos (ERPI) como na Unidade de Cuidados Continuados (UCC), tendo, todos eles, resultado negativo e recorda que a instituição que dirige tem cumprido todos os protocolos internos e os emanados pela Direcção Geral de Saúde, para além dos planos de contingência e que em alguns casos chegou a antecipar medidas que vieram a ser exigidas.
O Provedor da Santa Casa da Misericórdia da Chamusca faz um agradecimento público à Delegada de Saúde, à coordenadora USF (Chamusca), à Protecção Civil, à câmara municipal, à Resitejo e à Segurança Social de Santarém e elogia o esforço, dedicação e altruísmo dos funcionários por estarem a colocar o bem do próximo acima dos seus interesses pessoais e familiares.
O comunicado termina com uma mensagem de incentivo e uma manifestação de total disponibilidade. “Temos que ter a plena consciência que a verdade de hoje pode não ser a realidade de amanhã por isso não é tempo de baixar a guarda. O nosso empenho tem que continuar a ser total. Eu, como Provedor da Nossa Santa Casa, estarei sempre presente e ao vosso lado. Contem comigo, como eu conto convosco”.
* Comunicado completo do Provedor da Santa Casa da Misericórdia da Vila da Chamusca nesta edição de O MIRANTE.

Provedor da Misericórdia da Chamusca agradece apoio  de autoridades e empenho dos trabalhadores

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido