uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Autarca de Vila Franca de Xira critica redução drástica dos transportes públicos
Alberto Mesquita não compreende como é que os operadores de transportes reduziram ainda mais a oferta

Autarca de Vila Franca de Xira critica redução drástica dos transportes públicos

Alberto Mesquita apela ao Governo para reforçar rede de transportes e pediu também a realização de mais testes à Covid-19 nos lares de idosos do seu concelho.

O presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, Alberto Mesquita, lançou na última semana um conjunto de recados ao Governo exigindo um reforço nos transportes públicos em circulação no seu território e a realização de mais testes à Covid-19 nos lares de idosos do concelho. O autarca mostrou a sua incompreensão com a redução do número de comboios e questionou o Governo sobre essa medida, uma vez que antes da pandemia se verificava já uma oferta insuficiente desse meio de transporte.
Os alertas foram deixados na reunião do Conselho Metropolitano da Área Metropolitana de Lisboa que se realizou a 16 de Abril por videoconferência e onde o ponto principal foi a análise à situação de pandemia provocada pelo novo coronavírus. A ouvir esteve o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro.
O autarca lamentou a redução na oferta de transportes públicos rodoviários e ferroviários, situação que leva a que autocarros e comboios circulem cheios e sem que os utentes possam cumprir as recomendações de saúde de manterem afastamento social. Mesquita exortou a AML e o Governo a fazer uma avaliação das alterações introduzidas pelos diferentes operadores, designadamente verificando se as mesmas estão enquadradas no espírito da circular que possibilita a adopção, neste período de emergência, dos horários de Verão ou do mês de Agosto, e se esses horários estão efectivamente a ser cumpridos.
Alberto Mesquita lembrou também a necessidade urgente de se reforçarem as análises de despistagem à Covid-19 nos lares e instituições do concelho, com prioridade para os trabalhadores desses lares, agentes de primeira linha no combate à pandemia.
Perante os recados Duarte Cordeiro comprometeu-se a fazer uma avaliação da situação junto dos ministérios que tutelam a área dos transportes.

Autarca de Vila Franca de Xira critica redução drástica dos transportes públicos

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido