uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Autarcas de Sardoal e Mação divulgam telemóvel pessoal para ficarem mais perto da população
Miguel Borges e Vasco Estrela

Autarcas de Sardoal e Mação divulgam telemóvel pessoal para ficarem mais perto da população

Municípios de Mação e Sardoal têm apenas um caso de infecção de Covid-19 cada

Os autarcas Miguel Borges (Sardoal) e Vasco Estrela (Mação) disponibilizaram os seus números de telemóvel pessoais nas redes sociais para que a população os contacte sempre que necessite. Nem que seja para conversar e combater a solidão nestes tempos de combate à Covid-19.

Mação e Sardoal foram dos últimos concelhos do distrito de Santarém a terem casos de infectados com o novo coronavírus. Cada município conta com um caso cada. O presidente da Câmara do Sardoal, Miguel Borges, e o presidente de Mação, Vasco Estrela, concordam que em territórios onde existe menos população há menos probabilidades de o vírus se propagar. Mesmo assim, os riscos continuam a existir. Miguel Borges confessa que não é fácil manter os mais velhos em casa e muitas vezes é o próprio autarca que lhes pede para irem para casa.
“Quando encontro os mais idosos na rua e sei que não estão a fazer nada de urgente pergunto-lhes o que andam ali a fazer e digo-lhes que têm que ir para casa. Mas entendo que é difícil estarem presos em casa. Se para nós é difícil, para os mais velhos, que já sofrem com isolamento durante o ano inteiro, ainda é pior”, admite Miguel Borges. Um dos inconvenientes de ter poucos casos é que a população acredita que não vai apanhar o vírus.
Vasco Estrela considera que o facto das pessoas do seu concelho viverem mais isoladas e distantes umas das outras, excepto no centro da vila, ajuda a que o número de infectados seja mínimo e que o primeiro caso tenha sido detectado mais de um mês após ter surgido o primeiro caso no nosso país. O autarca de Mação refere que a população tem acatado bem as regras impostas pelo estado de emergência. O apoio do grupo de Acção Social do município, que ajuda os mais velhos nas compras do supermercado e farmácia, é uma mais-valia.
O autarca de Mação passou por um susto quando as autoridades de saúde o contactaram para entrar em isolamento. Vasco Estrela tinha estado numa iniciativa em Vila de Rei (distrito de Castelo Branco), onde também marcou presença um militar da GNR que testou positivo ao novo coronavírus. Uns dias depois Vasco Estrela fez o teste que deu negativo.
No Sardoal, apesar do município e freguesias também apoiarem os mais velhos nas compras e no levantamento das suas reformas nem todos cumprem as regras de isolamento, apesar das acções de sensibilização nesse sentido.

Miguel Borges condena quem publicita actos de solidariedade

O presidente da Câmara do Sardoal fez uma publicação na sua página pessoal da rede social Facebook, no dia 10 de Abril, onde criticou quem pratica a caridade e depois faz publicidade desses actos. “Há uma linha que separa a oferta desinteressada e a necessidade de publicitar o que se oferece. No segundo caso é um aproveitamento miserável de uma terrível situação que todos estamos a atravessar”, escreveu o autarca.
Miguel Borges disse a O MIRANTE que condena quem anda a distribuir bilhas de gás e aproveita “miseravelmente” esse acto de solidariedade para mostrar através das televisões ou redes sociais o que está a fazer. “Quem tem responsabilidades políticas deve dar o exemplo, até para as pessoas acreditarem na nossa boa vontade. Para mim divulgar a ajuda a quem precisa não faz sentido e não é um acto genuíno mas sim de aproveitamento”, critica.

Autarcas de Sardoal e Mação divulgam telemóvel pessoal para ficarem mais perto da população

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido