uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Hospital de Santarém contesta insinuações do PCP sobre testes à Covid

Unidade de saúde afirma que testes aos utentes são realizados no Instituto Ricardo Jorge e não em qualquer laboratório privado.

O conselho de administração do Hospital Distrital de Santarém (HDS) refuta as insinuações feitas pelo Partido Comunista Português (PCP) na missiva que enviou à ministra da Saúde onde afirma que os testes aos utentes do HDS com suspeita de Covid-19 estão a ser feitos por laboratórios privados que dão primazia a quem os paga.
De acordo com o HDS os testes dos utentes do hospital são realizados no Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) e não em qualquer laboratório privado. O conselho de administração esclarece ainda que são os utentes dos centros de saúde que estão a realizar testes em dois laboratórios convencionados com a ARS (Administração Regional de Saúde) - Germano de Sousa e Joaquim Chaves - “não existindo à data lista de espera” e onde “os utentes não pagam se forem referenciados pelos médicos de família”.
O Hospital de Santarém informa que realizou, até à data, cerca de 1.600 testes e previa ter autonomia a partir de Abril, contudo “a empresa que ia disponibilizar o equipamento e os testes informou que os mesmos estavam descontinuados”. O HDS reforça que não tem qualquer doente em lista de espera para realizar teste, embora continue “na procura de alternativas no mercado para ser autónomo”.
Recorde-se que o PCP, pela mão dos deputados António Filipe e Paula Santos, enviou a 9 de Abril uma série de questões à ministra da Saúde onde se mostrava indignado pelo facto de os testes relativos à Covid-19 a utentes do HDS não serem efectuados pelo próprio hospital mas por dois laboratórios privados concessionados onde mediante o pagamento de 150 euros se evitava uma extensa lista de espera.

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido