uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Águas de Santarém com contas positivas  e perdas de água a descer
Teresa Ferreira

Águas de Santarém com contas positivas  e perdas de água a descer

Empresa municipal tem apostado forte na substituição de condutas e na remodelação de infra-estruturas, reduzindo de 33 para 28% as perdas de água num ano. Em 2019 fechou as contas com um resultado positivo de 309 mil euros.

A aposta feita pela empresa municipal Águas de Santarém na remodelação do sistema de abastecimento de água já está a dar resultados com as perdas de água a caírem dos 33% para os 28% entre 2018 e 2019. Isso mesmo foi destacado quer pelo presidente da Câmara de Santarém quer pela administradora executiva da Águas de Santarém durante a análise do relatório e contas da empresa, documento que foi aprovado por unanimidade na reunião de câmara de segunda-feira, 20 de Abril.
Teresa Ferreira referiu que dos 2,2 milhões de euros de investimento realizado em 2019, 75% foram aplicados no sistema de abastecimento de água, sobretudo na remodelação de infra-estruturas e substituição de condutas para reduzir o volume de perdas de água. A administradora sublinhou que essas obras foram realizadas com recurso a capitais próprios e que essa aposta vai prosseguir nos próximos tempos. O resultado líquido positivo de 309 mil euros registado no exercício 2019 (quase mais 20 mil euros que em 2018) será canalizado para investimento, à semelhança do que tem acontecido em anos anteriores.
Até porque está já aprovada uma candidatura a fundos comunitários no valor de 2,7 milhões de euros para continuar a remodelação da rede de água, com obras a decorrer este ano e no primeiro semestre de 2021 um pouco por todo o concelho. O aumento da facturação de água registado em 2019 foi também um dado relevante mencionado, sendo consequência do investimento feito em novos contadores, mais eficazes.
Teresa Ferreira referiu que os resultados da empresa em 2019 foram “muito animadores”, com o número de novos contratos a ser superior ao das baixas de contadores. Para 2020 as perspectivas também são optimistas quanto à evolução do número de novos contratos, mesmo tendo em conta o período de incerteza que se vive devido à pandemia e às suas consequências. A administradora referiu que o número de novos ramais de ligação à rede pública de água este ano estão a superar todos os indicadores do ano passado.

Ricardo Gonçalves deixa conselho de administração
O presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves, deixou a liderança do conselho de administração da Águas de Santarém, cargo que ocupava há alguns anos. A empresa municipal continua a funcionar normalmente, como referiu o autarca na reunião de câmara realizada por videoconferência. O lugar em aberto na administração será preenchido após a sessão da assembleia municipal que apreciará o relatório e contas da Águas de Santarém, revelou Ricardo Gonçalves.

Águas de Santarém com contas positivas  e perdas de água a descer

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido