uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Lezíria fecha extensões  de saúde para atendimento mais seguro e eficaz 
Carlos Ferreira

Lezíria fecha extensões  de saúde para atendimento mais seguro e eficaz 

Situação tem em conta uma grande redução do número de consultas normais e a necessidade de proteger utentes e profissionais.


O Agrupamento de Centros de Saúde da Lezíria vai fechar as unidades de saúde mais pequenas, sobretudo nas freguesias, concentrando os meios nos espaços com mais condições. A medida vai vigorar pelo menos até ao início de Maio e visa garantir melhores condições e mais segurança aos utentes que recorrem aos serviços.
Esta reorganização tem em conta a necessidade de afectação de profissionais para o atendimento às situações de Covid-19. Mas também se deve ao facto de nesta altura o recurso às consultas normais ter caído para metade, porque, refere o director do agrupamento, Carlos Ferreira, as pessoas têm medo de ficarem infectadas com o novo coronavírus nos serviços de saúde.
O director alerta que as pessoas com problemas de saúde, ou que já têm antecedentes de doenças, devem continuar a procurar acompanhamento para que a sua situação não se agrave. Até porque as áreas de atendimento aos casos ou suspeitos de Covid-19 estão separadas dos restantes serviços. Em alternativa ao atendimento presencial as pessoas podem usar o contacto telefónico dos serviços ou ligar para a Linha SNS24 (808 24 24 24).
Carlos Ferreira explica que o fecho de extensões prende-se também com a rentabilização dos profissionais, que agora têm de estar separados por equipas, uma vez que não se pode ter um médico, por exemplo, a fazer atendimento numa ADC (Área Dedicada Covid-19) e depois ir fazer consultas. Há ainda a necessidade de manter profissionais em quarentena em casa, não por estarem infectados, mas para estarem de reserva e substituírem os que estão a trabalhar. Uma forma de evitar contactos pessoais e prevenir possíveis contágios. Neste momento há ainda uma dúzia de profissionais em isolamento profilático, por terem contactado com pessoas contagiadas.
Na quinta-feira, 16 de Abril, já tinham encerrado extensões como Alcobertas e S. João da Ribeira, concelho de Rio Maior, além de várias no concelho de Santarém. Em Benfica do Ribatejo (Almeirim) o serviço encerrou também porque uma funcionária apareceu infectada com Covid-19. O Agrupamento de Centros de Saúde da Lezíria coordena as unidades de saúde nos concelhos de Almeirim, Alpiarça, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Golegã, Rio Maior, Salvaterra de Magos e Santarém.

Lezíria fecha extensões  de saúde para atendimento mais seguro e eficaz 

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido