uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Manuel Valamatos considera vergonhoso o aumento dos preços das máscaras
Presidente da Câmara da Abrantes, Manuel Valamatos, critica aumento dos preços das máscaras

Manuel Valamatos considera vergonhoso o aumento dos preços das máscaras

Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo está a tentar adquirir esse tipo de equipamento de protecção contra a Covid-19 mas está a ser muito difícil encontrá-lo no mercado.

O presidente da Câmara de Abrantes considera “ridículo e vergonhoso” o aumento dos preços das máscaras de protecção contra o novo coronavírus. Manuel Valamatos afirmou, em reunião do executivo camarário, que, no âmbito da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT), estão a tentar adquirir esse tipo de equipamento mas está a ser muito difícil encontrá-lo no mercado. “Uma máscara que custava 50 cêntimos agora custa 2,50 euros”, criticou, recordando que a CIMT já adquiriu diversos equipamentos de protecção individual que distribuiu por Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), bombeiros e forças de segurança.
O autarca disse também que a CIMT pretende começar a fazer mais testes de despiste à Covid-19 o mais rápido possível. Manuel Valamatos explicou que esta questão tem sido abordada nas reuniões da CIMT e com a Protecção Civil distrital, assim como nas reuniões com o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro.
Valamatos recordou que as autoridades de saúde desaconselham a realização de testes rápidos por isso a CIMT quer fazer testes normais para identificar quem está infectado e poder isolar essas pessoas. “Os lares e centros de dia são os locais que nos preocupam mais, por estarem mais vulneráveis, por isso queremos começar por aí”, referiu.
O autarca esclareceu, em resposta a uma questão levantada pelo vereador Armindo Silveira (BE), que a Segurança Social está a fazer um levantamento exaustivo de todas as casas de acolhimento ilegais para que o município possa dar respostas iguais como dá às outras instituições. “Esta é uma preocupação de saúde pública e importa dar uma resposta a todos os cidadãos”, sublinhou.
Manuel Valamatos também mencionou o facto de os municípios terem que se preparar para dar resposta aos cidadãos que não têm capacidade de adquirir máscaras. “Temos que estar atentos”, sublinhou.

Manuel Valamatos considera vergonhoso o aumento dos preços das máscaras

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido