Nova descarga poluente no Nabão em Tomar
Água do rio apareceu com espuma branca e mau cheiro no dia 16 de Abril
O rio Nabão, em Tomar, foi alvo de mais um acto de poluição na quinta-feira, 16 de Abril. Começa a ser habitual, sempre que chove, o rio aparecer sujo, com espuma branca e mau cheiro no ar. A 7 de Abril tinha havido outra descarga poluente no rio. A presidente da Câmara de Tomar, Anabela Freitas, denunciou a situação ao SEPNA (Serviço de Protecção da Natureza e Ambiente) da GNR, como faz sempre que existe um foco de poluição no rio.
A autarca explicou a O MIRANTE que com a entrada em funcionamento da empresa intermunicipal Tejo Ambiente (que gere os sistemas de abastecimento de água e saneamento básico dos concelhos de Tomar, Ourém, Sardoal, Mação, Vila Nova da Barquinha e Ferreira do Zêzere), no início deste ano, foi criada uma equipa para estudar as necessidades da ETAR de Seiça, que precisa de obras de reabilitação. “Pretendemos fazer essas obras e este projecto vai ser alvo de candidatura para avançarmos com essa reabilitação”, esclarece.
Anabela Freitas refere ainda que existe um conjunto de problemas a montante da ETAR de Seiça que provoca a poluição no Nabão. “Se alguns particulares não fizerem um conjunto de investimentos vai sempre haver focos de poluição que não podem acontecer”, criticou na edição passada de O MIRANTE.