uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Obras para estações de tratamento de Torres Novas e Riachos cumprirem a lei
Obras iniciadas em Agosto de 2019 estão em fase de conclusão

Obras para estações de tratamento de Torres Novas e Riachos cumprirem a lei

As Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) e sistemas de saneamento de Riachos e Torres Novas sofreram obras para responder às novas licenças emitidas pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) que alteraram as anteriores condições de descarga. Foi necessário introduzir sistemas de remoção química de fósforo, de modo a aumentar a capacidade de remoção deste componente.
As obras, iniciadas em Agosto de 2019, tiveram um custo de cerca de 245 mil euros e estão em fase de conclusão. O sistema para a remoção do fósforo recorre a coagulantes como o cloreto férrico ou o sulfato de alumínio para garantir o cumprimento de um valor limite de 3 mg/l.
As ETAR de Riachos e Torres Novas tinham já sido requalificadas pela Águas do Ribatejo em Junho de 2015, num investimento de oito milhões de euros, incluído num plano de 30 milhões de euros de investimentos previstos para o município de Torres Novas.
A entrada em funcionamento destas ETAR permitiu um tratamento eficiente das águas residuais urbanas produzidas e serve uma população de 40 mil pessoas.
Pedro Ferreira, presidente da Câmara Municipal de Torres Novas e vogal do conselho de administração da Águas do Ribatejo frisa a importância da eficiência dos sistemas de tratamento na melhoria da biodiversidade e da qualidade das águas da Bacia do Almonda: “A água que devolvemos ao Almonda vai devidamente tratada e transparente como se pode ver nas linhas de descarga à saída das ETAR de Riachos e Torres Novas”, explica.
O autarca reforça ainda o plano de intervenção que a empresa está a desenvolver no concelho de Torres Novas com a construção de novas ETAR e sistemas de tratamento na Chancelaria/Pedrógão, Lapas/Ribeira Branca, Fungalvaz, Alcorochel, Lamarosa e Rexaldia com investimentos superiores a 20 milhões de euros.

Obras para estações de tratamento de Torres Novas e Riachos cumprirem a lei

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido