Santarém forma assistentes operacionais para apoio a hospital de retaguarda
Acção decorreu durante a semana passada e envolveu sessenta funcionários dos quatro agrupamentos de escolas do concelho.
Sessenta assistentes operacionais dos quatro agrupamentos de escolas do concelho de Santarém concluíram no sábado, 18 de Abril, na Escola Básica Alexandre Herculano, a “Formação Básica Intensiva de Assistentes Operacionais na Saúde” para, em caso de necessidade, darem apoio ao hospital de retaguarda que a Câmara de Santarém instalou na Escola Alexandre Herculano.
A formação foi dividida em dez módulos que tiveram como temáticas as actividades de vida e graus de dependência; ambiente seguro; cuidados de higiene e conforto; alimentação; mobilizações, transferências e posicionamentos; eliminação - cuidados a ter na eliminação, troca e colocação de fralda; prevenção e controlo de infecção; cuidados de saúde do idoso e suporte básico de vida.
A vice-presidente da Câmara de Santarém, Inês Barroso agradeceu a todos os que participaram nesta formação, aumentando assim as suas competências. A autarca salientou também a importância de serem os primeiros assistentes operacionais do distrito a fazer esta formação na área da saúde. A todos os formandos foi entregue equipamento de protecção facial e o respectivo diploma da conclusão da formação.
A Escola Básica Alexandre Herculano, como hospital de retaguarda, está equipada com cem camas para serem utilizadas, caso se verifique a necessidade de acolher doentes não infectados pela Covid-19 do Hospital Distrital de Santarém, libertando assim espaço e camas para doentes com patologia viral associada ao novo coronavírus.