uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Governo não vai mexer nos prazos de pagamento do IMI 

Maio é mês de cobrança do Imposto Municipal sobre Imóveis

Apesar da actual situação de pandemia e de muitas famílias estarem a enfrentar dificuldades financeiras causadas por situações como o lay-off o Governo não vai, para já, mexer nos prazos de pagamento do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) e as notas de cobrança vão chegar às caixas de correio da população este mês. Os proprietários de imóveis vão depois ter até final de Maio para pagar a primeira prestação ou a prestação única, no caso dos valores de IMI mais baixos.
Quem tiver de pagar um imposto igual ou inferior a 100 euros terá de o fazer em Maio numa única prestação. Quem tiver um imposto a pagar entre 100 e 500 euros pode pagar uma primeira prestação em Maio e outra tranche em Novembro. Quem tiver um IMI superior a 500 euros pode pagá-lo em três fases, uma em Maio e as restantes em Agosto e Novembro. Nos últimos anos o primeiro mês de cobrança do IMI foi Abril.
Ao contrário das empresas, em que o Governo diferiu os prazos para pagar o IRC, IVA e retenções na fonte do IRS dos trabalhadores para o segundo trimestre do ano, os proprietários das casas terão de pagar normalmente essa prestação sem excepções. Perante o cenário de preocupação de algumas famílias não conseguirem fazer face a essas despesas o Governo admite estar atento à realidade do país e poder vir a tomar uma decisão nas próximas semanas em função do evoluir do cenário económico. O IMI é uma das principais fontes de receita dos municípios, que são também quem decide as taxas finais a aplicar mas o imposto é cobrado pela Autoridade Tributária.

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido