uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Bombeiros de VFX recebem apoio municipal para poderem pagar salários 
Este ano o Dia Municipal do Bombeiro não se irá celebrar devido à pandemia

Bombeiros de VFX recebem apoio municipal para poderem pagar salários 

Câmara de Vila Franca de Xira vai acudir à situação complicada das corporações do concelho com injecção de 391 mil euros. Algumas já não tinham dinheiro em tesouraria para pagar salários.

As corporações de bombeiros do concelho de Vila Franca de Xira vão receber um pacote extraordinário de ajudas financeiras do município no valor de 391.540 euros. É um balão de oxigénio financeiro para as corporações num momento de queda acentuada dos serviços de transporte e urgências, algumas das quais já sem capacidade de tesouraria para pagar os vencimentos no início de Maio.
Desde o início do confinamento social que as principais fontes de receita dos bombeiros, como o transporte de doentes para consultas e fisioterapia, bem como as saídas de urgência, caíram a pique, levando ao surgimento das dificuldades financeiras.
A proposta foi apresentada na reunião de câmara de 29 de Abril pelo presidente do executivo, Alberto Mesquita, e ainda terá de ser rectificada na próxima sessão com a apresentação de uma nova proposta. Depois de um ofício subscrito por todas as corporações enviado ao município, dando conta da quebra acentuada de receitas e da dificuldade das direcções em cumprirem com as despesas do mês, o município chegou-se à frente com uma injecção de capital dividida em várias áreas.
A proposta prevê um aumento de 15 mil euros no apoio dado à corporação de Alhandra, que este ano ia organizar as comemorações do Dia Municipal do Bombeiro, passando a receber 55 mil euros para compra de uma nova ambulância. As celebrações, já se sabe, não irão acontecer mas Mesquita quis manter a tradição anual de oferecer uma ambulância à corporação que recebia as celebrações.
Outra das decisões tomadas implica a equiparação dos rendimentos dos elementos das Equipas de Intervenção Permanente (EIP) com os membros dos Grupos de Intervenção de Protecção e Socorro (GIPS). O compromisso inicial era fazê-lo a partir de Junho deste ano mas a medida passa para Janeiro do próximo ano, custando à câmara 125 mil euros. Ao mesmo tempo o município vai investir 101.500 euros para colocar sete novos elementos nas EIP: três em Vialonga e dois em cada uma das corporações de Alhandra e Castanheira do Ribatejo.
Por fim, o município vai entregar um cheque de 150 mil euros de apoio financeiro extraordinário às corporações, que irão decidir entre si a quem caberá cada fatia do valor para aliviar a tesouraria. “Os bombeiros estão na primeira linha da luta contra esta pandemia e por isso faz todo o sentido esta ajuda”, frisou Alberto Mesquita.

Bombeiros de VFX recebem apoio municipal para poderem pagar salários 

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido