uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Letras de escultura em mármore roubadas do Aquapolis
Letras em bronze que compunham um poema de Fernando Pessoa desapareceram a 28 de Abril

Letras de escultura em mármore roubadas do Aquapolis

Presidente da União de Freguesias de Rossio ao Sul do Tejo e São Miguel do Rio Torto apresentou queixa na PSP.

As letras em bronze da escultura mural em mármore situada junto ao Aquapolis Sul, em Rossio ao Sul do Tejo, concelho de Abrantes, foram roubadas no dia 28 de Abril. O painel, do escultor abrantino Santos Lopes, inaugurado em 2010, tinha inscrito um excerto do poema “O Tejo é mais belo”, de Fernando Pessoa. O presidente da União de Freguesias de Rossio ao Sul do Tejo e São Miguel do Rio Torto confirmou a O MIRANTE que a autarquia apresentou queixa na Polícia de Segurança Pública (PSP) do roubo.
A PSP vai investigar o caso mas Luís Alves admite que a reposição das letras será muito difícil de acontecer. “Apresentamos queixa sempre que acontecem roubos mas o Ministério Público depois arquiva os processos por falta de provas. Já nem temos vontade de apresentar queixa porque já sabemos como tudo funciona”, critica o autarca.
Luís Alves afirma que a população sabe quem são as pessoas que habitualmente praticam os furtos mas como não têm provas não podem acusar ninguém. “Só se forem apanhados em flagrante delito mas nunca aconteceu”, sublinha, acrescentando que as letras em bronze roubadas devem valer cerca de 20 euros. No entanto, o custo financeiro para a freguesia representa milhares de euros pela sua fundição artesanal.
Luís Alves recorda ainda que as letras da escultura foram fundidas no Brasil, onde o escultor se encontra a viver. O autarca explicou que iria contactar Santos Lopes para perceber se podem mandar vir novas peças do Brasil, onde ainda existem fundições artesanais.

Letras de escultura em mármore roubadas do Aquapolis

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido