uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Ortiga vai ter passadiços à beira Tejo
foto DR Investimento de mais de 300 mil euros tem parecer positivo da APA e da CCDR

Ortiga vai ter passadiços à beira Tejo

Projecto “Rota das Pesqueiras” é um dos principais investimentos que a Câmara de Mação tem em carteira para breve. Presidente do município destacou obras a decorrer no concelho e disse que tem que haver mais vida para além da Covid-19.

O presidente da Câmara de Mação, Vasco Estrela, destacou, na última sessão da assembleia municipal a implementação do projecto “Rota das Pesqueiras” com a construção de passadiços à beira do rio Tejo, em Ortiga. Um investimento de mais de 300 mil euros e que já tem os pareceres positivos da Agência Portuguesa do Ambiente e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR). O município espera que o concurso seja lançado em breve. A requalificação das piscinas municipais descobertas, que devem entrar em obra durante este Verão, é outro dos investimentos de relevo.
A requalificação urbana no Carvoeiro, a empreitada de construção do Centro de Actividades Ocupacionais no antigo quartel dos bombeiros e a requalificação da Estrada Nacional 3, em Envendos, já estão em desenvolvimento no terreno. “Tem que haver mais vida para além da Covid-19, respeitando sempre todas as regras de segurança e todas as determinações das autoridades de saúde”, sublinhou o autarca.
Vasco Estrela confessou que um dos grandes objectivos deste mandato é a construção do Centro de Actividades Ocupacionais (CAO) e lar residencial, uma obra que vai funcionar em parceria com o CRIA (Centro de Recuperação e Integração de Abrantes). As obras arrancaram em Novembro de 2019, com um investimento total previsto de aproximadamente um milhão de euros. O CAO vai dar assistência a pessoas com deficiência e suas famílias no sentido de as dotar de capacidades e proporcionar a sua inclusão e participação na sociedade. Tem uma capacidade até 50 utentes e a possibilidade de criar 40 postos de trabalho.
Outra grande obra que o município espera começar no início do Verão é a requalificação do Cine-Teatro de Mação, com um investimento de 700 mil euros. O concurso público está a decorrer. Vai permitir um aumento do número de lugares e também a ampliação do palco.

Praia do Carvoeiro reparada
Entre as obras em curso a autarquia destaca ainda a requalificação da praia fluvial do Carvoeiro, que ficou muito danificada na sequência da tempestade Elsa em Dezembro de 2019. A intervenção já ultrapassa os 100 mil euros e passa pela recuperação do sistema de recolha e drenagem de águas pluviais; reparação da vedação de madeira; reparação da calçada de granito nos acessos à praia e ao parque de merendas; reparação das pontes de madeira, execução de um sistema de abastecimento desde o açude, a montante da praia até à piscina infantil, entre outras situações.
Em conclusão estão as obras de requalificação urbana no Carvoeiro e já está concluída a primeira fase de requalificação urbana de Penhascoso, com a beneficiação do largo da aldeia. Estão a decorrer requalificações de pavimentação na Rua das Fábricas, em Mação, assim como no acesso a Ventosa/Carregueira. Está também prevista a requalificação urbana de Aboboreira e de arruamentos em Amêndoa, Cabo, Monte Fundeiro e Cimo do Vale.

Ortiga vai ter passadiços à beira Tejo

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido