uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Viúva do camionista falecido na passagem de nível do Peso vai para tribunal
Telma Carvalho, numa foto de arquivo quando foi candidata em eleições autárquicas

Viúva do camionista falecido na passagem de nível do Peso vai para tribunal

José Maria Carvalho, de 38 anos, foi a segunda vítima mortal em três anos e meio devido à falta de segurança na passagem de nível para pesados.

A mulher do camionista que morreu no acidente na passagem de nível do Peso, nos arredores de Santarém, no dia 22 de Abril, vai avançar com uma acção em tribunal contra a Infraestruturas de Portugal, responsável pelos caminhos-de-ferro. Telma Carvalho quer que a empresa pública seja responsabilizada pela falta de segurança na passagem de nível que já tinha ceifado uma vida há três anos e meio em circunstâncias idênticas. A viúva de José Maria Carvalho não quer para já falar mais no assunto como forma de se preservar a si e ao filho menor de idade, numa altura difícil da vida.
Telma, que no anterior mandato foi secretária da Junta de Freguesia de Aveiras de Baixo, concelho de Azambuja, onde a família residia, está na expectativa para saber o que vão fazer para reduzir ou eliminar o perigo na travessia. Não acredita que a Infraestruturas de Portugal e a Câmara de Santarém, que têm trocado acusações sobre responsabilidades e sobre atrasos para se fazerem obras na passagem de nível, segundo acordos de há três anos (ver texto nesta página), consigam entender-se rapidamente.
Desde o trágico acidente que a mulher e o filho estão a residir em Santarém, em casa de familiares. José Maria Carvalho, de 38 anos, por ser um homem extrovertido e sempre com uma piada na ponta da língua, era muito conhecido na terra. Os vizinhos dizem que quando não estava a trabalhar dedicava o seu tempo à família. Tinha anos de prática de condução de veículos pesados e estava a concretizar o sonho de trabalhar por conta própria há ano e meio.
Recorde-se que o empresário e camionista estava a atravessar a Linha do Norte quando se apercebeu que não conseguia prosseguir a marcha por causa da curva estreita, na Estrada do Peso, após a linha férrea. José, também conhecido como “Zé Fecha” e “Zé Pantera”, ainda telefonou a um amigo a pedir ajuda sobre como tirar do local o pesado carregado de estrume para os campos agrícolas. Mas o comboio Alfa Pendular surgiu de repente, embateu no camião a mais de 120 quilómetros por hora e o empresário, que estava fora do veículo, acabou por ser atingido por uma peça projectada da sua viatura e morreu no local.
A 8 de Novembro de 2016 tinha ocorrido um acidente nas mesmas circunstâncias. Carlos Brites Moita, de 56 anos, residente em Almeirim, ajudante de camionista, tinha saído do pesado para ajudar o motorista a fazer a manobra e tentar sair da linha, quando um comboio embateu no veículo arrastando-o e apanhando Carlos, que teve morte imediata.

Viúva do camionista falecido na passagem de nível do Peso vai para tribunal

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido