uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Rui Rufino, o vereador do PSD na Chamusca que só faz peso ao chão
Rui Rufino, o vereador do PSD na Chamusca que só faz peso ao chão

Rui Rufino, o vereador do PSD na Chamusca que só faz peso ao chão

Opinião

A Câmara Municipal da Chamusca tem um executivo maioritário liderado pelo Partido Socialista. A CDU e o PSD somam dois vereadores que fazem oposição à maioria socialista. Gisela Matias é a mais nova do conjunto e estreou-se nas últimas autárquicas como candidata da CDU à presidência da câmara. Rui Rufino é repetente mas o seu trabalho como vereador da oposição vale um grandessíssimo zero à esquerda. É ele o primeiro vereador da oposição a figurar nesta rubrica que vai dar a conhecer alguns dos protagonistas da vida política que vivem mais ou menos no anonimato tendo em conta que, na grande maioria dos casos na gestão dos municípios, o presidente é que “faz a festa, deita os foguetes e ainda vai apanhar as canas”

Rui Rufino é, talvez, o mais fraquinho de todos os vereadores da Câmara da Chamusca desde que há democracia em Portugal. Rui Rufino é filho da ex-presidente da Junta de Freguesia da Chamusca, Aurelina Rufino, e amigo do peito do actual presidente da distrital laranja, João Moura. Só isso pode explicar a sua escolha para encabeçar a lista do PSD à Câmara Municipal da Chamusca nas últimas eleições, já que Rufino não tem trabalho político ou prestígio pessoal no concelho da Chamusca para ser membro de uma confraria quanto mais candidato a presidente da câmara.
É verdade que a candidatura, e depois a eleição de Paulo Queimado, baixou a fasquia na Chamusca, descendo a um nível anormal. Mas a fraca prestação política do candidato vencedor do Partido Socialista deveria ser a razão da força política do vereador Rui Rufino. Ao contrário, o vereador anda desaparecido desde que foi eleito, e trabalho político, até agora, é um redondo e gigantesco zero.
Diz quem o conhece bem que é boa pessoa, que tem alguns problemas familiares que lhe atrapalham a vida política, e que, a juntar a estes problemas todos, é uma pessoa pouco trabalhadora, “calona”, que gosta pouco de transpirar. É isso que se pode deduzir destes tempos de mandato que leva como vereador na Câmara da Chamusca. A sua participação é quase nula como vereador da oposição. Basta consultar a página do Facebook do PSD da Chamusca para tirarmos a prova dos nove. Desde que foi eleito o vereador só fez uma publicação relacionada com assuntos do concelho onde é a voz do seu partido. E nunca escreveu um texto sobre o seu trabalho no executivo da Chamusca.
Se tivermos em conta que as reuniões do executivo são quinzenais dá para perceber o tamanho da preguiça do vereador a comunicar com os seus camaradas de partido e com os eleitores do concelho. O que se pode ler no Facebook do PSD da Chamusca são textos institucionais relacionados com a vida do partido a nível nacional e distrital. Resumindo, que para bom entendedor meia palavra basta: quem acompanha o Facebook do PSD da Chamusca não sabe que o concelho da Chamusca existe no mapa de Portugal.
Rui Rufino só existe politicamente para quem gere os destinos do PSD e põe à frente dos interesses das populações, e do território, os interesses de algumas pessoas. Apesar de ser uma aventesma na vida política Rui Rufino figurou em quinto lugar na lista dos candidatos a deputados pelo distrito de Santarém nas eleições à Assembleia da República que se realizaram a 6 Outubro de 2019. Se é assim que se premeia o trabalho dos dirigentes autárquicos, como Rui Rufino, então o PSD vai continuar a ser na região, e no país, aquilo que todos já sabemos: uma recordação dos tempos de Sá Carneiro e Pedro Passos Coelho.

Rui Rufino, o vereador do PSD na Chamusca que só faz peso ao chão

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido