uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Vila Franca de Xira perde a paciência com mau serviço dos CTT
Problemas de distribuição postal estão a ser sentidos com maior intensidade na Póvoa de Santa Iria mas também no Forte da Casa e Vila Franca de Xira

Vila Franca de Xira perde a paciência com mau serviço dos CTT

Na Póvoa de Santa Iria, Forte da Casa e Vila Franca de Xira é onde se têm registado mais queixas da população. O problema está por resolver há anos e agora o presidente da câmara admite que o que está a acontecer “não é razoável”.

A distribuição postal no concelho de Vila Franca de Xira estava doente mas entrou em coma desde que o país foi afectado pela pandemia de coronavírus. Cartas para pagamento entregues fora de prazo ou deixadas em molhos de 10 ou 15 de cada vez nas caixas do correio, como já aconteceu a alguns moradores, estão a acentuar as críticas aos CTT e os autarcas também estão a perder a paciência com o serviço que está a ser prestado pela empresa.
João Ribeiro vive no Bom Retiro, em Vila Franca de Xira, e no dia 28 de Maio recebeu 13 cartas na caixa do correio. “Agora sei por que motivo não chegaram as facturas da água e da luz. E agora como faço? Vou pagar juros ou serão os CTT a pagar por mim?”, critica. Diz a O MIRANTE que no seu prédio muita gente já optou pelo débito directo porque “com os correios não podemos contar”. É uma queixa que não é única na cidade.
Nas redes sociais foi criado recentemente um grupo sobre os problemas com os correios, onde se partilham formas, contactos e métodos de reclamar com a empresa. As queixas são às dezenas nesse espaço e alguns moradores dizem já as ter deixado também no livro de reclamações da estação de Vila Franca de Xira.
O presidente do município, Alberto Mesquita, confirma que a cidade sede de concelho é onde há mais queixas e problemas mas Póvoa de Santa Iria, Forte da Casa e Alverca também estão a ser afectadas. “Já transmitimos à administração dos CTT esta situação e entendemos que tem de ser alterada. Espero que se resolva a breve trecho porque o que está a acontecer não é razoável”, critica.
O autarca entende que há correspondência que é decisiva para a vida das pessoas e que não pode ficar adiada ou chegar com um mês de atraso. “Há anos que andamos nisto. Este serviço à população piorou e o que está a ser prestado é inferior ao que era antes da empresa ter sido convertida no modelo actual”, critica.
Fonte oficial dos CTT confirma a existência de “constrangimentos pontuais” na distribuição de correio na zona e justifica essas situações com o período de férias dos trabalhadores e pelo facto de existirem “algumas dificuldades de toponímia, dificultando o trabalho dos carteiros na distribuição”. A empresa diz estar muito empenhada na resolução do problema, esperando ter a operação normalizada o mais brevemente possível.
Em reunião do executivo também o vereador do BE, Carlos Patrão, teceu duras críticas ao serviço, criticando a entrega de cartas com grandes atrasos, situação que considerou “absolutamente inacreditável”. O autarca defende que se realize um protesto público para mostrar o desagrado da população face à situação.

Vila Franca de Xira perde a paciência com mau serviço dos CTT

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido