uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Investimento de 15,5 milhões  para aproximar Alverca do rio Tejo
Para Alberto Mesquita esta é uma obra prioritária para devolver à população a sua ligação ao rio Tejo.

Investimento de 15,5 milhões  para aproximar Alverca do rio Tejo

Caminho pedonal vai acompanhar o rio e unir Alverca e Sobralinho à Póvoa de Santa Iria numa extensão de seis quilómetros.

A Câmara de Vila Franca de Xira vai avançar com uma obra milionária para requalificar as zonas ribeirinhas de Alverca do Ribatejo e Sobralinho e devolver-lhes a ligação ao Tejo. A informação foi deixada pelo presidente do município, Alberto Mesquita, no sábado, 6 de Junho, durante a apresentação do projecto. A primeira fase da obra está estimada em 6,9 milhões de euros e deve avançar em 2021 para ficar concluída no ano seguinte.
Além do caminho ribeirinho, numa extensão de seis quilómetros, o Parque Linear Ribeirinho Estuário do Tejo Alverca-Sobralinho vai contar com um espaço multifuncional para actividades de recreio, desporto e lazer e passadiços sobre a zona húmida dos Salgados. O projecto inclui ainda a requalificação da praia fluvial de Alverca. A segunda fase da obra, orçada em 6,6 milhões de euros, prevê a construção de duas passagens superiores sobre as linhas férreas, com supressão da passagem de nível na zona do Adarse.
Alberto Mesquita garantiu que a obra vai mesmo avançar, nem que para isso o município tenha de recorrer a um empréstimo bancário. “Não acredito que vá ter apoio comunitário, mas se vier melhor”, afirmou.
Esta é uma obra há muito ansiada pela população de Alverca que demorou a ter luz verde devido às exigências colocadas pela Força Aérea Portuguesa, que incluem a necessidade de colocação de videovigilância e substituição das redes que delimitam a área militar que fica próxima do futuro trilho pedonal.
O concelho de Vila Franca de Xira tem 22 quilómetros de frente ribeirinha e actualmente os passadiços existentes têm uma extensão de 12 quilómetros.

Investimento de 15,5 milhões  para aproximar Alverca do rio Tejo

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido