Suiniculturas multadas por poluírem ribeira de Pontével
Explorações pecuárias foram autuadas em 24 mil euros pelo crime de rejeição de efluente não tratado para linha de água.
A GNR do Cartaxo multou duas suiniculturas, situadas na freguesia de Pontével, em 24 mil euros, por descargas ilegais no rio da Fonte, que atravessa a vila. Os autos foram apresentados na sequência de uma investigação feita pelas autoridades às pecuárias por suspeitas do crime de rejeição de esgotos pecuários não tratados para linha de água.
A denúncia partiu do presidente da Junta de Freguesia de Pontével, Jorge Pisca. A última descarga aconteceu a 6 de Abril, num dia de chuva, deixando a água suja e um cheiro nauseabundo. Nesse mesmo dia o Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR e o autarca fizeram uma visita às duas suiniculturas na qual verificaram infracções.
Na altura, o presidente da Câmara do Cartaxo, Pedro Magalhães Ribeiro, não se quis pronunciar sobre o assunto, adiantando apenas que só iria agir após ter o relatório do SEPNA na mão com a identificação dos prevaricadores. Há duas décadas que as descargas ilegais de esgotos de explorações pecuárias ocorrem no rio da Fonte. Esta não é a primeira vez que uma das pecuárias é multada com o mesmo valor.
Recorde-se que, em Março deste ano, o presidente da Junta de Pontével lamentava a O MIRANTE que a lei esteja do lado do prevaricador pois é preciso apanhá-lo em flagrante delito para as autoridades poderem actuar. O autarca queixa-se ainda que cada vez que há uma descarga na ribeira a junta tem de gastar em acções de limpeza cerca de 500 euros. O autarca confessava-se ainda preocupado com a falta de fiscalização até porque a freguesia de Pontével concentra mais de 70% do efectivo de explorações pecuárias no concelho do Cartaxo.