uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Vila Franca de Xira investe 5,6 milhões de euros na educação
Alberto Mesquita esteve no jardim de infância de Povos e reafirmou a educação como a sua prioridade

Vila Franca de Xira investe 5,6 milhões de euros na educação

No dia em que reabriu o pré-escolar Alberto Mesquita foi à escola contactar com crianças e educadores e transmitir mensagem de confiança.

O município de Vila Franca de Xira vai investir 5,6 milhões de euros na área da educação no seu território até 2021, incluindo 2 milhões e 466 mil euros em obras de requalificação da Escola Básica Álvaro Guerra, em Vila Franca de Xira, intervenções de requalificação e ampliação das escolas básicas nº2 de Alhandra e do Cabo de Vialonga e aquisição de equipamento e imobiliário.
Os valores foram transmitidos pelo presidente do município, Alberto Mesquita, durante uma visita ao Jardim-de-Infância de Povos no dia da sua reabertura, onde acenou às crianças e deixou palavras de confiança aos educadores e trabalhadores do sector. “É preciso que os pais voltem a ter confiança para deixar os filhos nas creches e pré-escolares. Está tudo a ser feito com tranquilidade e a cumprir as regras das entidades de saúde”, afiançou. Os investimentos na educação são este ano mais elevados devido também à descentralização de competências do Governo para o município no que toca ao ensino, em particular o secundário.
Para a reabertura dos jardins-de-infância o município assegurou todos os materiais de limpeza e desinfecção, bem como equipamentos de protecção individual para auxiliares e educadoras, num universo de 62 salas de pré-escolar da rede pública.
Do valor total de investimentos anunciados pelo autarca, mais de 3 milhões e meio vão directamente para assegurar escola a tempo inteiro, actividades de enriquecimento curricular, refeições escolares, acção social escolar, transportes e apoio a actividades e projectos educativos. Sobra ainda 100 mil euros para apoio ao apetrechamento.
“O que se tem conseguido fazer nas escolas do nosso concelho nesta fase tem sido magia. Vemos crianças felizes por encontrarem os seus amigos das brincadeiras. É isto que queremos, um regresso à normalidade, que ainda será um processo lento mas em que cá estaremos para, em parceria com os agrupamentos de escolas, ir resolvendo”, prometeu o autarca.
Alberto Mesquita informou ainda que o projecto de execução das obras a realizar na Escola Básica e Secundária de Vialonga está concluído e que agora só falta a luz verde do Governo para que os trabalhos avancem. A escola de Vialonga tem sido um pesadelo antigo para pais e professores onde há mais alunos do que a capacidade da escola, que está em avançado estado de degradação e com obras prometidas há mais de uma década.

Vila Franca de Xira investe 5,6 milhões de euros na educação

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido