uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Rota dos Pastorinhos é mais um incentivo para reabilitar a aldeia de Aljustrel
Luís Albuquerque pretende que Aljustrel fique de cara lavada

Rota dos Pastorinhos é mais um incentivo para reabilitar a aldeia de Aljustrel

Percurso é baseado em 10 lugares que marcaram a história e as vivências dos videntes de Fátima

O município de Ourém quer reabilitar toda a aldeia de Aljustrel, na periferia de Fátima, a nível do pavimento, do mobiliário urbano e da electricidade. A candidatura já foi realizada ao programa LÍDER, no valor de cerca de 200 mil euros, e está agora em fase de apreciação. A informação foi avançada pelo presidente da Câmara de Ourém, Luís Albuquerque, na inauguração da Rota dos Pastorinhos. Uma iniciativa que decorreu no sábado, 20 de Junho, integrada nas cerimónias oficiais do Dia do Município.
“Queremos, de uma vez por todas, devolver a dignidade a Aljustrel”, afirmou o autarca durante a sessão. O presidente da autarquia lembrou ainda que o município já fez a escritura do terreno com sete mil metros quadrados na entrada da aldeia, adquirido pelo município por 175 mil euros, para construir um parque de estacionamento. Aljustrel é uma das zonas turísticas de Fátima, por ser a aldeia onde viveram os três pastorinhos, mas há vários anos tem problemas de trânsito, acessibilidades e estacionamento.
Durante o evento, Luís Albuquerque destacou ainda a importância deste novo produto como incentivo para trazer mais turistas a Fátima e valorização do património cultural menos conhecido, usando as novas tecnologias. Já o presidente do Turismo do Centro, Pedro Machado, sublinhou a aposta que tem sido feita nos guias regionais e no turismo integrado, colocando as autarquias a trabalhar em rede nas suas variadas propostas.
A Rota dos Pastorinhos, criada a partir de fundos comunitários, é um percurso baseado em 10 lugares que marcaram a história e as vivências dos três pastorinhos de Fátima no concelho de Ourém. A rota inicia-se no Santuário de Fátima e passa por Aljustrel, Fátima, Ourém, Olival e Soutaria. A Rota dos Pastorinhos está identificada com placas informativas e painéis interactivos com indicação para QR CODE.

Rota dos Pastorinhos é mais um incentivo para reabilitar a aldeia de Aljustrel

Mais Notícias

    Capas

    Edição nº 1462
    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido