uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
A formação na EPDRA decorre em situações reais de trabalho
João Quinas

A formação na EPDRA decorre em situações reais de trabalho

Inaugurada oficialmente a 21 de Março de 1990 a Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Abrantes (EPDRA) nasceu de um sonho acolhido pelas vontades e parceiros locais. Reunidas as sinergias necessárias em torno do objectivo comum, nasce o projecto.
Sob o Lema – “Carpent Tua Poma Nepotes”, ou seja, os vindouros colherão os teus frutos, a EPDRA tem feito um caminho que, assente em parcerias e suportada por consensos alargados, revelaram-se determinantes, na sua consolidação.
Por caminhos, por vezes difíceis e sinuosos, mas com a firme vontade de contribuir para o desenvolvimento do Mundo Rural, e de consolidar as ofertas formativas de nível secundário, tem conseguido gerar os seus frutos, graças ao empenho e dedicação de todos os que ao longo destes 30 anos souberam proporcionar, aos muitos alunos e alunas que por aqui passaram, e que daqui levaram as melhores recordações, os momentos de aprendizagem, conhecimento e amizade, que projectam o nome da EPDRA bem mais longe, aos patamares cimeiros do ensino agrícola em Portugal.
Vocacionada, desde o seu inicio, para as formações profissionais nas áreas da produção agropecuária, da floresta, ambiente, equitação, turismo rural, cozinha e pastelaria, entre outras, a EPDRA pretende motivar e captar os jovens, para as áreas do desenvolvimento rural e promover a sua inserção no mercado de trabalho, sem prejuízo da continuação de estudos superiores.
Num país, onde a agricultura e o mundo rural se apresentam nitidamente sujeitos a mudanças de paradigma, pretende-se que a formação seja “desenhar um perfil de aluno que apresente o maior ajustamento possível ao mercado de trabalho” sendo este o natural papel de uma escola profissional, baseando a sua formação em situações reais de trabalho, mediante um processo dinâmico, evolutivo, de constante auscultação das necessidades das empresas, assim como uma exposição assídua destes jovens aos novos desafios que estas lhes possam trazer.
Perspectivamos um futuro capaz de nos proporcionar muitos sucessos, sobretudo se soubermos aproveitar e tirar os melhores resultados de todo um caminho já percorrido. Educar para um futuro cada vez mais incerto, é o desafio.
* Diretor da Escola Profissional
de Desenvolvimento Rural de Abrantes

A formação na EPDRA decorre em situações reais de trabalho

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido