uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

No ranking nacional de escolas as melhores da região são privadas

O Centro de Estudos de Fátima surge em primeiro lugar no ensino secundário.

No ranking do ensino básico o primeiro lugar a nível da região é ocupado pelo Colégio Infante Santo de Tremês, Santarém. No ensino profissional, a Escola Secundária do Cartaxo é a primeira, sendo segunda a nível nacional.

Na área de abrangência de O MIRANTE, que integra os 21 concelhos do distrito de Santarém e os concelhos de Azambuja e Vila Franca de Xira, no norte do distrito de Lisboa, as duas escolas com médias mais elevadas, a nível do ensino secundário, são privadas. Trata-se do Centro de Estudos de Fátima (74º no ranking geral), com 12,19 e do Colégio São Miguel, de Ourém (88º) com 11,99.
O ranking interactivo das escolas foi publicado na edição online de O MIRANTE, às zero horas de sábado (permanecendo disponível para consulta), numa parceria com o Expresso. Clicando em cima de cada escola podem ver-se todos os dados sobre a mesma, incluindo a habilitação média dos pais ou a taxa de chumbos. A selecção pode ser feita por ensino secundário, básico e profissional.
No ensino secundário, as primeiras escolas públicas surgem com uma média de 11,41 valores e são três: Ginestal Machado, em Santarém; Maria Lamas, em Torres Novas e D. Maria II, da Barquinha. Logo a seguir está a Secundária de Alcanena com uma média de 11,34.
Naquele nível de ensino há apenas três escolas da região cuja média dos alunos nos exames nacionais é negativa. Escola Básica e Secundária Luís de Camões, de Constância (524ª no ranking), com 9,51 valores; Escola Básica e Secundária da Chamusca (514ª), com 9,55 e Escola Secundária de Azambuja (450ª no ranking), com 9,99 valores.
No ranking do Ensino Básico o primeiro lugar a nível da região é ocupado pelo Colégio Infante Santo de Tremês, Santarém, 28º a nível nacional com os alunos a obterem uma média de 78,63 nos exames (numa escala de zero a cem). Nos lugares seguintes estão a Escola Básica D. Sancho I, de Pontével, Cartaxo (65,67 de média e 184º do ranking) e a Escola Secundária Sá da Bandeira ( 63,34 e 232º lugar a nível nacional).
Considerando toda a área de abrangência de O MIRANTE, o Colégio José Álvaro Vidal - Fundação CEBI, em Alverca, está em 174º a nível nacional com uma média de 66,39.
No ensino profissional, a Escola Secundária do Cartaxo, que integra o Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita, surge na segunda posição a nível nacional. A escola do Sardoal, em 8º lugar a nível nacional, e a escola secundária de Rio Maior, em 32º, são as escolas do distrito de Santarém que surgem a seguir. A Escola Profissional do Vale do Tejo, com sede em Santarém, está no 70º lugar nacional.

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido