
Os cursos do CENFIM de Santarém para o novo ano lectivo
Ligação ao tecido empresarial garante taxa de empregabilidade de cem por cento.
O Núcleo de Santarém do CENFIM – Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica tem vindo a relançar, desde 25 de Maio, a actividade de formação presencial, observando todos os protocolos de segurança emanados pela Direcção-Geral de Saúde. Neste contexto encontra-se a preparar o arranque do próximo ano lectivo, em Setembro, estando a recrutar candidatos para vários cursos.
As áreas de formação têm em conta as necessidades das empresas do distrito, segundo um diagnóstico feito pelo Centro. O CENFIM privilegia uma interligação activa entre a qualificação dos activos e as necessidades do tecido empresarial.
Esta sintonia faz com que quase 100% dos formandos consigam emprego após os cursos, sendo que mais de 80% permanece no sector de actividade para o qual estudou, verificado um ano após a conclusão da formação.
No Núcleo de Santarém, no próximo ano lectivo, irão iniciar-se os seguintes cursos: Eletromecânica, com equivalência ao 9º ano (Nível 2), Manutenção; Industrial/Mecatrónica, com equivalência ao 12º ano (Nível 4); Tecnologia Mecatrónica, (pré-universitário - Nível 5), bem como formação tecnológica de Adultos na área da Certificação Internacional em Soldadura.
Como resposta às solicitações empresariais, o núcleo está ainda preparado para relançar a formação contínua de activos e formação à medida, em acções de várias áreas como: Segurança e Higiene no Trabalho – Cartão SEGURCARD; Segurança na Condução de Empilhadores; Pneumática e Hidráulica; Soldadura TIG/MIG/MAG/SER; Certificação de Processos de Soldadura; Técnicas de Traçagem; Formação em Eletricidade Básica; Movimentação Manual e Mecânica de Cargas, entre outros.
Destaque ainda nesta área da formação dirigida às empresas os cursos em Ergonomia; Formação Técnica de Manutenção; Electricidade e Instalações Eléctricas (Ciclo de Formação); CAD 2D; Liderança e Trabalho em Equipa; Línguas estrangeiras (Técnico); Informática para utilizadores; Comunicação e desenvolvimento de competências pessoais (soft-skills) e Primeiros Socorros.
O CENFIM, neste contexto de pandemia, considera que ainda há um elevado receio das famílias, mas sublinha que sente que as pessoas desejam e procuram a formação no CENFIM, “porque a entendem como dimensão critica de construção de um novo e melhor futuro, para si e para os seus filhos”. O centro compromete-se a estar atento a estas situações e empenhado na protecção de todos. “A mensagem a que gostaríamos de dar foco, é a de que estamos juntos na defesa e protecção de todos, pois temos de superar este desafio como colectivo, em termos sanitários, mas também em termos psicológicos e sociais.
O nosso país necessita urgentemente que apliquemos a nossa inteligência, esforço e mesmo coragem ao seu serviço”, garante a direcção.
