uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Vila Franca de Xira quer reconquistar confiança
Cerimónia do Dia da Cidade de Vila Franca de Xira só contou com convidados institucionais e foi transmitida através da internet

Vila Franca de Xira quer reconquistar confiança

Pela primeira vez em 36 anos a cerimónia do Dia da Cidade foi realizada por via digital e consagrou a Unidade de Saúde Familiar Terras de Cira. Autarcas pediram à comunidade para continuar a acreditar no seu valor apesar das dificuldades impostas pela pandemia.

Resiliência, responsabilidade, perseverança e compromisso são valores que distinguem a comunidade vilafranquense e por isso as gentes da cidade precisam de adaptar-se aos novos desafios trazidos pela pandemia e reconquistar a confiança. Esta foi a principal mensagem deixada pelos autarcas da freguesia a 28 de Junho, dia em que se celebraram os 36 anos de elevação de Vila Franca de Xira a cidade.
A pandemia e os seus impactos na qualidade de vida da população e no comércio foram o tópico central dos discursos num evento que foi, pela primeira vez na sua história, realizado à porta fechada e transmitido através da Internet devido às exigências de afastamento social impostas pela Direcção-Geral de Saúde.
“Precisamos de nos reinventar e repensar estratégias, de nos adaptarmos e reconquistarmos a confiança, na restauração, comércio e movimento associativo. Há gente nesta cidade por isso precisamos de a continuar a dinamizar cultural e socialmente”, notou Filipe Valente, presidente da Assembleia de Freguesia de Vila Franca de Xira.
João Santos, presidente da junta de freguesia, lembrou que Vila Franca de Xira é uma cidade “de inspiração e orientada para o futuro”, que sabe o que quer, é funcional e continua a oferecer qualidade de vida a todos os que a visitem e escolham para trabalhar. “Tem sido um percurso notável o que os vilafranquenses têm percorrido neste período de pandemia. São um exemplo para o país”, elogiou.
Também o presidente da câmara municipal, Alberto Mesquita, elogiou o povo da cidade, considerando Vila Franca de Xira uma terra de gente fraterna, afectuosa e que sabe receber. O autarca destacou a importância de acabar com as portagens na Auto-Estrada do Norte (A1) e criar o novo nó de acesso à auto-estrada.

USF é cidadão de mérito cívico
A Unidade de Saúde Familiar (USF) Terras de Cira foi distinguida com o galardão de cidadão de mérito cívico na sessão solene. Sérgio Cardoso, coordenador daquela unidade, mostrou-se feliz pela distinção de uma USF que tem oito anos de trabalho em prol da comunidade. “Vivemos em circunstâncias extraordinárias e nenhum de nós esperava passar por uma situação destas. Este é um ano que nos ensinou muita coisa. Tivemos de perder o medo do que está à porta e não abandonámos os doentes de doença crónica e os que precisavam de cuidados mesmo durante a pandemia. Épocas de crise são momentos de mudança e vamos sair deste momento mais fortes”, notou.

Vila Franca de Xira quer reconquistar confiança

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido