Novo canil municipal de Ourém vai custar meio milhão de euros
Concurso público já foi aprovado e a obra deve começar ainda este ano. Actuais instalações não asseguram o bem-estar animal.
O novo canil municipal em Ourém vai custar cerca de meio milhão de euros e o início da sua construção está previsto para o final deste ano. A abertura do concurso público com vista à realização da obra foi aprovada em reunião de câmara.
O presidente do município, Luís Albuquerque, admitiu a O MIRANTE que o município vai candidatar-se a uma linha de apoio financeiro do Estado que prevê a construção e modernização destes espaços destinados a albergar cães e gatos. O novo Centro de Recolha Oficial de Ourém vai permitir acolher entre 14 a 21 cães e 15 a 48 gatos, num período compreendido entre 15 e 21 dias. Depois de cumprido este período, os animais são transportados para o Centro Intermunicipal de Recolha de Animais Errantes de Proença-a-Nova.
O actual canil de Ourém tem sido alvo de muitas críticas por parte de várias associações protectoras de animais, e de alguns partidos políticos, pelas más condições em que vivem os animais. Circularam algumas fotografias nas redes sociais que mostravam os animais a viver em divisões minúsculas, num espaço coberto por chapas de zinco. Uma realidade que o próprio presidente da câmara já admitiu, por diversas vezes, ser “revoltante e inadequada”.
O novo canil de Ourém vai situar-se junto ao edifício do Serviço Municipal de Protecção Civil. Segundo a autarquia, está prevista a possibilidade de alargamento da estrutura, sendo possível a construção de dois blocos de celas adicionais que poderão triplicar a capacidade inicial das instalações.