uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Agrária de Coimbra aposta em áreas actuais e estratégicas para a sociedade
foto dR Agrária de Coimbra é uma referência nacional em áreas como a Agropecuária ou as Ciências Florestais

Agrária de Coimbra aposta em áreas actuais e estratégicas para a sociedade

Quando se entra na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC) as imagens sucessivas do verde, alamedas com árvores, linhas de água, vinhas, cavalos e vacas a pastar, painéis fotovoltaicos, tractores e alfaias agrícolas dão a certeza, a estudantes e visitantes, que se ESTUDA (N)A NATUREZA.
A Agrária de Coimbra dispõe de um espaço único dentro da cidade e alia actividades relacionadas com a agricultura, a pecuária e a floresta à Investigação & Desenvolvimento, ao trabalho laboratorial e à partilha de saberes entre diferentes áreas científicas.
Este estabelecimento de ensino superior confere formações a três níveis de estudo: Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP), Licenciaturas e Mestrados. Os CTeSP, em particular, constituem-se uma mais valia na formação de técnicos e são uma porta de entrada interessante para o ensino superior, nomeadamente para os estudantes de cursos profissionais que, este ano, têm também a possibilidade de ingressar directamente numa licenciatura através de concurso especial, com substituição das provas de ingresso nacionais por provas de carácter regional.
A Agrária de Coimbra é uma escola de referência nacional em áreas tradicionais, como sejam a Agropecuária, a Tecnologia Alimentar e as Ciências Florestais, mas que se soube adaptar no sentido de dar resposta às actuais e prementes questões da sociedade.
São disso demostrativo a aposta nas áreas da Agricultura Biológica, Ambiente, Biodiversidade, Biotecnologia, Natureza, Ecoturismo e Gastronomia. Destacam-se as valências em Agricultura Biológica, com cerca de 12 hectares de área certificada, a formação na área Florestal, com empregabilidade garantida, e a recente licenciatura em Turismo em Espaços Rurais e Naturais, que concretiza uma fileira de sucesso onde a natureza se alia a uma importante actividade económica do sector dos serviços.
Os estudantes da Agrária de Coimbra têm a possibilidade de pôr em prática o que vão aprendendo nas aulas teóricas, graças à existência, entre outras infra-estruturas, de Oficinas Tecnológicas de Lacticínios e de Hortofrutícolas, de uma Adega pedagógica, de diversos laboratórios equipados com a tecnologia mais avançada, bem como de uma superfície florestal de 23 hectares e uma área para a produção agropecuária com 114 hectares, incluindo 1.300m2 de estufas.
Outra das vantagens de que os estudantes podem usufruir na ESAC é o acompanhamento por um corpo docente altamente qualificado, com envolvimento activo em projectos de investigação aplicada, muitos deles internacionais; de uma forte ligação da escola à comunidade e ao tecido empresarial; e do facto de estudarem num “campus sustentável”, resultado da adopção de boas práticas comportamentais, do investimento em projectos de eficiência energética e, mais recentemente, da integração no Programa Eco-Escolas.
Com um universo de cerca de mil alunos, a Agrária de Coimbra também cativa os seus estudantes para uma vertente empreendedora. Impulsionados pela formação adquirida, são inúmeros os casos de sucesso de projectos de ex-alunos que estão no mercado, por conta própria ou em empresas e instituições, e que, depois, estabelecem parcerias com a sua escola, recebendo estagiários da instituição.
Existem ainda excelentes condições para a prática desportiva, sendo o Rubgy e o Karaté os desportos mais emblemáticos e que projectam o nome da Agrária de Coimbra além-fronteiras. Salienta-se ainda a equitação e a produção de cavalos que, desde sempre, constituiu uma forte referência da instituição na região e no país.
Os 133 anos da Agrária de Coimbra são vividos de forma intensa no dia-a-dia, preparando os estudantes para os desafios da tecnologia e da modernidade, condições essenciais para o seu sucesso no mercado de trabalho.
* Texto da responsabilidade da Direcção da Escola Superior Agrária do Instituto
Politécnico de Coimbra.

Agrária de Coimbra aposta em áreas actuais e estratégicas para a sociedade

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido