uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Formar cidadãos autónomos, responsáveis e ativos
foto DR Para José Carreira o terceiro período permitiu a alunos e professores uma evolução na utilização das tecnologias da informação e comunicação

Formar cidadãos autónomos, responsáveis e ativos

José Carreira - Director do Agrupamento de Escolas de Almeirim

No actual contexto de pandemia, provocada pela Covid-19, as escolas do Agrupamento de Escolas de Almeirim, neste ano lectivo 19/20, tiveram que adaptar o seu sistema de ensino, implementando medidas excepcionais que resultaram da aplicação de um plano de ensino à distância, para que todos os cerca de 2.300 alunos do agrupamento pudessem terminar o ano lectivo da melhor forma possível, não hipotecando a aquisição das aprendizagens previstas.
O terceiro período permitiu a professores, alunos e pais, uma evolução em termos de comunicação através das TIC, pela utilização de várias plataformas que viabilizaram a realização de aulas em casa. A alunos sem meios tecnológicos e acesso à net, foram emprestados equipamentos e placas com net. Este apoio foi prestado pelo agrupamento com a colaboração imprescindível da autarquia que adquiriu um grande número de computadores.
Procurou-se fazer jus ao lema “Formar para o Futuro”, prestando assim o melhor serviço possível, numa acção alargada com vista ao sucesso educativo, em articulação com a comunidade educativa. Este trabalho serviu para preparar todos os envolvidos, para dar resposta aos desafios organizacionais e sociais, numa adequada promoção do saber, do ser e do saber fazer, ajudando a formar cidadãos autónomos, responsáveis e activos, preparando-os no seu percurso escolar e pessoal, para os ajudar a escolher e dar resposta às opções tomadas, após a conclusão do seu percurso escolar.
Apesar do trabalho ser online, no 3º período, procurámos desde o nível pré-escolar ao ensino secundário articular contextos locais e globais, valorizando a aprendizagem e o desenvolvimento de competências, nas ofertas curriculares do ensino básico, do ensino secundário e profissional.
Ao longo do ano, as actividades lectivas são complementadas com ofertas de complemento ao currículo, contribuindo também para a aquisição de múltiplas literacias, numa perspectiva de desenvolvimento global dos alunos. Esta oferta engloba Actividades de Animação e Apoio à Família (AAAF), Componente de Apoio à Família (CAF), Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC) e um número alargado de Clubes e Projectos.
Destes, destacam-se a participação em parcerias com escolas europeias, em diferentes projetos eTwinning e Erasmus, contribuindo para a consolidação de uma identidade europeia.
Participação em diversos concursos, a nível nacional, no âmbito da educação para a cidadania, matemática, literacia, desporto e informática e outras, contribuindo para a consolidação dos objectivos definidos para a formação dos nossos alunos.
O trabalho próximo com os parceiros da comunidade é um ponto importante da acção do Agrupamento, pela valorização das raízes e património local e regional. “Almeirim, terra sustentável” é o nome do Projecto de Autonomia e Flexibilidade Curricular que procura dar resposta aos novos desafios da educação e do mundo, levando os nossos alunos a conhecer e a preservar a herança cultural, mas também a valorizarem o ambiente e o planeta como legado para as gerações futuras.
A acção com a comunidade, passa também pelo desenvolvimento do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Lezíria do Tejo (PIICIE – LT), uma acção alargada da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo, que veio consolidar o trabalho de parceria já estabelecido com Câmara Municipal de Almeirim, em resposta aos desafios da educação no concelho.
Para o diretor José Carreira e para a direção do Agrupamento, “Formar para o futuro” é a meta consubstanciada pelo trabalho dos diferentes profissionais da educação, o apoio dos encarregados de educação e da comunidade, preparando os jovens almeirinenses, num contexto que se deseja livre dos constrangimentos, como os provocados pela situação extraordinária de pandemia que actualmente se vive. Aos desafios do futuro respondemos de forma positiva, procurando ultrapassar dificuldades e encontrar as melhores respostas para os alunos de Almeirim.

Formar cidadãos autónomos, responsáveis e ativos

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido