uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Monitorização Clínica à Distância
Apesar das soluções inovadoras que permitem a monitorização à distância, Vítor Martins lembra a importância da avaliação presencial do médico

Monitorização Clínica à Distância

Vítor Paulo Martins*

Nesta fase de pandemia foram relançadas as plataformas de avaliação clínica à distância. Deste modo a teleconsulta e a transmissão automática de dados clínicos através da Internet quer por routers, quer por smartphones que estão ligados por sua vez a servidores de instituições de saúde permite-nos manter os nossos doentes constantemente monitorizados e inclusive antecipar e tratar situações clínicas antes destas se tornarem graves ou mesmo irreversíveis.
Qualquer vulgar telefone já permite que se instalem determinadas aplicações que se transformam numa ficha clínica individual. Esta informação pode ser transmitida de modo automático para o seu médico.
É possível ter avaliação do peso, da saturação do oxigénio, do electrocardiograma e dos sintomas estando o doente em sua casa desde que esteja envolvido num Programa de Monitorização sobretudo se for um doente com queixas de insuficiência cardíaca.
Os dispositivos cardíacos (pacemakers e desfibrilhadores cardíacos) já há muitos anos têm a possibilidade de ter monitorização do ritmo cardíaco e o benefício desta informação permite dar segurança aos doentes porque estão efectivamente sistematicamente vigiados. Uma arritmia maligna ou um choque do seu desfibrilhador é rapidamente transmitido ao seu Cardiologista ou Arritmologista que depressa irá traçar um plano para que tal não se repita.
No entanto não podemos esquecer que a apreciação presencial é fundamental na avaliação do doente Cardíaco, mesmo que o intervalo entre estas avaliações seja neste momento de pandemia mais longo.
Assim não deixe de recorrer ao seu médico nestas avaliações periódicas. Não deixe de fazer os exames periódicos que sempre fez, porque há muitas situações que não podem ser esclarecidas à distância.
Estamos na era da informação, mas temos que saber gerir estes dados de modo a que o benefício seja máximo para o paciente e para tal a complementaridade da informação à distância e da avaliação presencial é fundamental.
*Médico Cardiologista e Arritmologista
Director Clínico da Clínica do Coração Santarém - Director do Serviço de Cardiologia do Hospital de Santarém.

Monitorização Clínica à Distância

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido