uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
“Passámos nesta prova com distinção”
Isabel Fernandes da Silva faz um balanço positivo do trabalho do agrupamento neste ano lectivo

“Passámos nesta prova com distinção”

Isabel Maria Fernandes da Silva - Directora do Agrupamento de Escolas de José Relvas de Alpiarça

Para além da inovação, neste ano lectivo venceu a solidariedade, a perseverança, a entreajuda, o espírito de equipa e a união entre a comunidade educativa.

Este ano lectivo já tinha começado de forma diferente, com a implementação do Plano de Inovação, mas estávamos longe de imaginar que iria terminar desta forma.
Com a implementação do Plano de Inovação na quase totalidade dos anos do ensino básico, que nos permitiu uma gestão superior a 25% do total da carga horária das matrizes curriculares-base, a criação de várias disciplinas, (que permitem aos alunos aprenderem de forma diferente, adquirirem competências que o ensino tradicional não possibilita e que todos alcancem as competências previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória) e, ainda, com o funcionamento por semestres para todo o Agrupamento, podemos fazer um balanço muito positivo do trabalho realizado, com destaque até ao encerramento das escolas.
Com o Plano de Inovação, já estávamos a trabalhar de uma forma muito própria, com disciplinas novas, leccionadas por vários professores, nomeadamente, English@Music, BibMat, PorBib, SELF, Tempos e Espaços e VIVER+, com o currículo organizado por domínios, como é o caso do Português, a turma+ a Matemática, com uma organização dos alunos diferente das habituais turmas, com metodologias mais adequadas às necessidades do mundo em que vivemos e aos alunos que temos hoje e a pensar no futuro, e com o foco na melhoria do processo de avaliação.
Mas com o ensino à distância, desde o dia 16 de Março, a escola teve de se reinventar. A partir desse dia, a maioria dos professores enfrentou o maior desafio da sua vida profissional. A sala de aula foi substituída por ambientes como o Zoom, o Skype, entre outros. A plataforma Moodle assumiu outra importância para reunir recursos, enviar trabalhos, comentar e dar feedback relativamente ao que cada um/grupo fazia. A comunicação passou a ser feita por via digital, para esclarecer dúvidas e acompanhar as aprendizagens.
Mudaram os meios e o espaço, mas os professores continuaram a ensinar, a preparar as aulas, a fazer trabalho colaborativo, a dinamizar projectos, a produzir instrumentos de verificação das aprendizagens, a avaliar e dar feedback aos alunos e encarregados de educação e a frequentar acções de formação em várias áreas.
Esta pandemia e o ensino à distância pôs-nos a todos à prova. Foi um trabalho muito intenso e esgotante para os professores, em que todos tiveram que evoluir tecnologicamente, trabalhar muito mais horas e muitos tiveram custos acrescidos.
As famílias, os alunos, os funcionários e os nossos parceiros com destaque para a Câmara Municipal de Alpiarça, também tiveram um papel fundamental.
Nenhum aluno ficou para trás e o feedback dos encarregados de educação foi muito bom.
A partir de 18 de Maio, todos os professores e os alunos dos 11º e 12º anos voltaram à escola e tiveram de se adaptar aos procedimentos impostos pela DGS e a dar a continuidade do ensino à distância. No dia 1 de Junho reabrimos os jardins-de-infância e a escola de acolhimento, o que significa que funcionámos em pleno.
Sem dúvida que temos vivido tempos muito difíceis, angustiantes e de grande responsabilidade para quem está a liderar o Agupamento, mas a comunidade educativa tem-se mostrado unida e muito colaborante, o que me deixa muito orgulhosa. Os professores estão exaustos, mas tenho a certeza que passámos nesta prova com distinção.

“Passámos nesta prova com distinção”

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido