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Aldeias de Abrantes ficaram  sem autocarros com a pandemia

Município disponibiliza alternativas que minimizem redução de transportes públicos no concelho


A Câmara de Abrantes está a tentar encontrar soluções que minimizem os efeitos da redução de alguns circuitos dos transportes públicos no concelho após a pandemia. Em causa está o facto da Rodoviária do Tejo, entidade que faz a gestão dos transportes urbanos e interurbanos de Abrantes, ainda não proporcionar a oferta total de autocarros como no período anterior à pandemia.
No caso dos transportes urbanos, estão a funcionar os circuitos da linha verde (urbana de Alferrarede) e da linha vermelha (urbana do Rossio). A linha amarela (urbana da Chainça) está temporariamente suspensa. Em relação às localidades de Casais de Revelhos, Paúl e Abrançalha, cujas populações estão sem autocarro há várias semanas, a câmara e a União de Freguesias de Abrantes e Alferrarede estão a trabalhar em conjunto numa solução.
O município informou que está a diligenciar no sentido de contribuir para atenuar os efeitos da redução de circuitos. Todas as questões que têm chegado à câmara relacionadas com problemas de transportes têm sido resolvidas, caso a caso. Os serviços essenciais de transporte público que a Rodoviária do Tejo se encontra a realizar desde o início do estado de emergência estão a ser financiados pela Câmara de Abrantes através do PART (Programa de Apoio à Redução Tarifária), que é co-financiado pelo Fundo Ambiental e pelo município de Abrantes no valor de 11.522,44 euros mensais.
A autarquia lembra que o concelho de Abrantes é também servido pelos circuitos do “Transporte a Pedido”, com tarifas reduzidas no âmbito do PART. À semelhança do transporte colectivo regular, tem circuitos, paragens e horários definidos. O cliente é que desencadeia a viagem através do seu pedido para uma central de reservas. Oferece ligações dentro do concelho de Abrantes e ligações directas e rápidas entre as cidades de Abrantes, Entroncamento, Fátima, Ourém, Tomar e Torres Novas.
O cliente deve recorrer ao sistema de reservas, através do número de telefone gratuito 800 209 226, de segunda a sexta-feira (excepto feriados), das 09h00 às 15h00 do dia útil anterior ao que o cliente pretende viajar. Também é possível fazer a reserva online através do site transporteapedido.mediotejo.pt/reservas.

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