uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Baloiço do Talegre em Ourém é a atracção do momento
Foi da inspiração e criatividade de João Gonçalves, Ricardo Bento e Francisco Sousa (da esquerda para a direita) que nasceu o Baloiço do Talegre

Baloiço do Talegre em Ourém é a atracção do momento

O Baloiço do Talegre, situado na serra de Alburitel, Ourém, é a atracção turística local do momento. Dois meses depois da inauguração o baloiço recebe centenas de pessoas por dia. O MIRANTE esteve no local à conversa com os criadores do projecto.

O Baloiço do Talegre tornou-se mais uma atracção turística da região. Situa-se na serra de Alburitel, concelho de Ourém, e nasceu da inspiração e criatividade de três jovens amigos. João Gonçalves, Francisco Sousa e Ricardo Bento, todos na casa dos vinte anos, residem no concelho de Ourém e pretendem dar valor a um espaço comunitário que oferece um miradouro com uma paisagem a perder de vista.
O Talegre é um espaço onde fica localizado um marco geodésico, no cimo da serra. Há cerca de 15 anos, António Cortez, um homem querido pelos habitantes de Alburitel, entretanto já falecido, iniciou a sua ocupação como lugar de lazer. Neste momento o baloiço é a grande bandeira mas todo o recinto é razão para visita obrigatória, principalmente pelos seus trilhos, paisagens e espaços amplos onde normalmente as famílias se juntam para fazer piqueniques.
O MIRANTE esteve no Baloiço do Talegre numa tarde de sexta-feira e conversou com os autores do projecto que nasceu de uma conversa de café, como nos contou João Gonçalves, o porta-voz da equipa. Da conversa até colocarem o baloiço de pé foi um salto e não foi necessário um grande investimento, uma vez que os materiais foram recolhidos na serra, nomeadamente os troncos de eucalipto que servem de suporte ao baloiço.
Os jovens admitem que estavam muito longe de imaginar o impacto da sua criação, que já valeu um voto de louvor da Câmara de Ourém. “Alburitel tem jovens com muita dinâmica. Somos a cara deste projecto, mas contámos com o trabalho de toda a população que, tal como nós, quer dar vida a esta terra”, sublinham em uníssono.
No dia da visita de O MIRANTE, no espaço de uma hora estiveram cerca de três dezenas de pessoas no baloiço. Ainda assim são números muito distantes dos que se verificam durante o fim-de-semana, contam os jovens, já que neste momento acompanham diariamente o êxito da ideia que os uniu e que está a fazer mexer a comunidade.
Bruno Silva reside no concelho de Ourém e visitou o local pela primeira vez no dia da reportagem de O MIRANTE. O 12º aniversário da filha Maria foi a razão para optar por um final de tarde diferente. O brilho nos olhos da jovem aniversariante transmitia a alegria e satisfação de quem recebeu uma prenda que jamais vai esquecer. “A pandemia, apesar das coisas más, trouxe também muitas coisas boas. Uma delas é podermos passar mais tempo com os nossos filhos e dar-lhes mais alegrias”, afirmou Bruno Silva.
No dia da nossa reportagem juntou-se à conversa a presidente da Junta de Freguesia de Alburitel, Engrácia Marques, que elogiou os jovens e mostrou satisfação por ver o nome de Alburitel no mapa pelos melhores motivos. O Baloiço do Talegre foi inaugurado no dia 16 de Maio, quinze dias depois da ideia ter sido projectada. Apesar do sucesso os três jovens garantem que não se vão encostar à sombra da bananeira e que já estão de baterias apontadas para continuarem a melhorar o projecto que, apesar de simples, já marca a diferença no turismo da região.

O primeiro pedido de casamento no Talegre

O Baloiço do Talegre ainda está a dar os primeiros passos mas já tem muitas histórias para contar. João Gonçalves conta a história de um colega que tinha viagem marcada para os Açores para pedir a namorada em casamento. A pandemia veio estragar-lhe os planos mas a emenda acabou, neste caso, por sair melhor do que o soneto. “O que era para ser um simples passeio no Talegre a um domingo à tarde acabou com um pedido de casamento. “Agora o baloiço vai ser o tema do casamento dos nossos amigos”, conta, com orgulho.

Os baloiços são moda na região

O Baloiço do Talegre é a novidade do momento mas não é pioneiro no que diz respeito a este tipo de atracção turística. Inserido nas Rotas de Mação está o Baloiço da Serra do Bando, em Mação, localizado a mais de 600 metros de altitude. No mesmo local está colocada uma estrutura, a imitar uma moldura, que permite tirar uma fotografia que pode muito bem servir de postal de visita tal é a beleza da paisagem.
Prevê-se que dentro de muito pouco tempo também o Sardoal venha a ter um baloiço panorâmico. Vai chamar-se o Baloiço dos Moinhos e vai situar-se na aldeia de Entrevinhas. O baloiço terá vista sobre o Vale do Armo.

Baloiço do Talegre em Ourém é a atracção do momento

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido