uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Lar ilegal no Cartaxo na mira da Segurança Social
O suposto lar funciona numa vivenda particular na Urbanização Quinta das Correias

Lar ilegal no Cartaxo na mira da Segurança Social

Proprietária confirmou tratar-se de um lar mas que estaria legal. Só depois de a jornalista se apresentar é que mudou de versão e disse ser apenas uma prestadora de serviços que cuida de idosos.

O serviço de acção social do município do Cartaxo sinalizou um espaço que funciona ilegalmente como lar de idosos na Urbanização Quinta das Correias, no Cartaxo. Esta sinalização foi realizada em articulação com o Centro Distrital de Santarém do Instituto da Segurança Social (ISS) que recebeu uma denúncia de um cidadão. O espaço está já referenciado pela Segurança Social e vai ser alvo de uma inspecção, segundo referiu o próprio ISS a O MIRANTE.
A mesma denúncia chegou à redacção e O MIRANTE foi bater à porta da vivenda, onde nos recebeu Rosélia Frederico, que se apresentou como responsável pela casa. Começou por confirmar que ali funcionava um lar para idosos. Ainda antes de a jornalista se ter identificado, acrescentou que o lar está legal e cumpre todos os requisitos tanto da Segurança Social como das Finanças.
Só depois de a jornalista se identificar, Rosélia Frederico mudou de versão ao dizer que afinal trabalhava apenas como prestadora de serviços e que ali acolhia seis idosos, sendo que um deles será a sua sogra. No lar trabalha ainda uma funcionária. A denúncia referia a permanência de 15 idosos, o que Rosélia Frederico negou.
Segundo o ISS, Rosélia Frederico tem antecedentes no desenvolvimento de actividades ilegais, motivo que levou o ISS a registar a mulher no Sistema de Apoio à Fiscalização. Rosélia Frederico, num momento mais tenso da entrevista, chegou mesmo a dizer que “se eles (Segurança Social) me vêm chatear muito a cabeça, pego neles (os idosos) e vou lá metê-los à porta. Depois quero ver como resolvem a situação”.
O suposto lar funciona numa vivenda particular, com dois andares e uma piscina nas traseiras. A proprietária da casa será uma filha de Rosélia Frederico, que está a terminar uma licenciatura na Universidade de Coimbra e que por não residir no Cartaxo terá entregue a casa à mãe para esta não ter que pagar renda noutro local e ficar ali a residir. Segundo a versão que Rosélia Frederico contou a O MIRANTE.

Há falta de lares no Cartaxo
No concelho do Cartaxo há pelo menos três projectos para a construção de lares de idosos que ainda estão na gaveta, nomeadamente em Pontével, na Lapa e em Ereira, que prevê a criação de 80 a cem camas.
Em Pontével o projecto de arquitectura foi já aprovado e a câmara cedeu a antiga escola primária à Associação Centro de Dia de Pontével, para ali se instalar o lar. O projecto está a aguardar a abertura do programa de financiamento PARES, para ser candidatado a financiamento. O programa era para abrir no mês de Fevereiro, mas com a pandemia ficou suspenso.
O mesmo acontece na freguesia da Lapa, o Centro de Dia tem um projecto aprovado a aguardar pela abertura do programa PARES para captar financiamento.
Segundo Fernando Amorim, vice-presidente da Câmara do Cartaxo, que passou a ter, recentemente, o pelouro da Acção Social, a cobertura ao nível de lares de idosos no concelho do Cartaxo é insuficiente, o que leva a surgirem casos de aproveitamento das necessidades. Ao nível dos centros de dia a resposta é “razoável”, aponta. “Vamos ver se ainda este ano o Programa PARES abre para os projectos andarem para a frente de uma vez por todas”, sublinha o autarca.

Lar ilegal no Cartaxo na mira da Segurança Social

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido