uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Onda de solidariedade deu cadeira de rodas nova ao Vitinho
Ilda Jesus, Vítor Casola, Marta Rosário e João Miguel Rodrigues

Onda de solidariedade deu cadeira de rodas nova ao Vitinho

A cadeira de rodas usada até agora pelo jovem deficiente de Arreciadas foi oferecida a João Miguel Rodrigues, um jovem de Rossio ao Sul do Tejo que também sofre de paralisia cerebral.

Vítor Casola, também conhecido por Vitinho, o jovem de Arreciadas, Abrantes, que sofre de paralisia cerebral e escoliose, concretizou no dia 2 de Julho, o sonho de ter uma cadeira de rodas nova, graças à onda de solidariedade que se gerou em torno dessa causa. O jovem de 21 anos e a mãe, Ilda Jesus, não escondiam a emoção. Além da cadeira de rodas, Vítor recebeu ainda uma cadeira de banho e uma grua de elevação. O resto do montante angariado em campanhas e eventos solidários serviu para adaptar a casa de banho da habitação.
“Isto vai dar ao Vítor uma maior qualidade de vida. A escoliose dele estava a agravar-se por causa da cadeira estar a ficar muito pequena”, confessou a mãe do jovem a O MIRANTE. A trabalhadora na área das limpezas, que além de Vítor tem outro filho de 17 anos a cargo, diz não ter palavras para agradecer a quem os ajudou. Desabafa ainda que, se fosse esperar pela Segurança Social, ia demorar anos para que o filho tivesse a nova cadeira de rodas.
Como ainda estava em boas condições, a cadeira de rodas usada de Vítor foi agora oferecida a João Miguel Rodrigues, o jovem de Rossio ao Sul do Tejo, de 16 anos, que também sofre de paralisia cerebral e que espera também ele conseguir angariar dinheiro suficiente para uma nova cadeira adaptada à sua estatura.

Novas cadeiras por indicação médica
Vítor Casola, actualmente a frequentar o Centro de Recuperação e Integração de Abrantes (CRIA), nasceu prematuramente e foi-lhe diagnosticada paralisia cerebral ainda com poucos meses de vida. Com a idade, e por estar sempre sentado na mesma posição, na cadeira de rodas, acabou por lhe ser também diagnosticada escoliose. Em Agosto de 2015, após aconselhamento médico, foi sujeito a uma cirurgia para correcção da coluna vertebral e necessitou de uma nova cadeira de rodas que lhe foi oferecida por uma associação de emigrantes na Suíça. Agora, após nova consulta em Maio de 2019, foi aconselhado a adquirir nova cadeira de rodas pois a actual está desadequada ao seu tamanho e peso.
A mãe do jovem decidiu então pedir à Segurança Social para custear na totalidade a cadeira de rodas. Entretanto, dias depois, decidiu publicar um desabafo nas redes sociais a manifestar a sua preocupação com o agravamento da saúde do filho. Foi a partir daí que foi criada, por amigos e familiares, a página no Facebook ‘Vamos ajudar o Vitinho’ onde, além de eventos em que a receita reverteu para o jovem se encontram os dados da conta solidária do Vítor.

Onda de solidariedade deu cadeira de rodas nova ao Vitinho

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido