
Picareto de Ortiga vence fase distrital das 7 Maravilhas da Cultura Popular
Candidatura do barco típico do concelho de Mação teve como padrinho o ambientalista Arlindo Consolado Marques.
O Barco Picareto de Ortiga, no concelho de Mação, venceu a final distrital do concurso “7 Maravilhas da Cultura Popular” promovido pela RTP. As votações decorreram durante o dia 15 de Julho e a transmissão televisiva da fase final do distrito de Santarém foi feita a partir da praia fluvial de Ortiga. Esta candidatura, que concorria com outras seis maravilhas da região, teve como padrinho Arlindo Consolado Marques, o ambientalista do movimento ProTejo também conhecido como “Guardião do Tejo”.
Pelo caminho ficaram as Capelas Enfeitadas com Tapetes de Flores, do Sardoal; a Cestaria em Junco, de Coruche; a Festa da Bênção do Gado, de Torres Novas; a Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem, de Constância; a Manta de Minde, de Alcanena; e as Velas de Cardigos, também de Mação.
Faltam ainda 20 finais regionais que correspondem a 20 programas em directo transmitidos a partir dos municípios de menor dimensão a concurso. Nestas finais serão apurados os 20 vencedores, através do maior número de votos populares.
Segue-se um programa de repescagem, a realizar a 16 de Agosto, onde o voto popular decidirá oito repescados, de entre os 20 segundos classificados nas finais regionais. Os 28 semifinalistas apurados serão distribuídos por critérios de proximidade geográfica, em duas semifinais (a 23 e 30 de Agosto), que irão apurar 14 finalistas. A 5 de Setembro serão conhecidas as 7 Maravilhas da Cultura Popular.
