uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Se há Festa do Avante então  Vila Franca de Xira quer Feira de Outubro
Alberto Mesquita quer Feira de Outubro a realizar-se como normalmente

Se há Festa do Avante então  Vila Franca de Xira quer Feira de Outubro

Presidente do município condena falta de coerência e diz que não deve haver excepções. Por isso Vila Franca de Xira continua a preparar tudo para que a segunda principal festa do concelho se realize.


Vila Franca de Xira ficou sem a sua principal festa este Verão, o Colete Encarnado, mas o município ribatejano garante que está a preparar tudo para que a Feira de Outubro se possa realizar como normalmente, com salão de artesanato, mercado, tasquinhas, e largadas de toiros pelas ruas.
A garantia é deixada a O MIRANTE por Alberto Mesquita, presidente do município, que diz não haver um plano B para aquela festa: ou se realiza ou será cancelada. “Os eventos e as tradições não se devem alterar. Estamos a prepará-la como se fosse acontecer. Mas só no final de Setembro vamos tomar a decisão final e isso terá muito a ver com as decisões governamentais que venham a ser tomadas e serão a essas que teremos de reportar”, explica.
O autarca diz esperar que em Outubro já seja possível realizar a tradicional feira franca daquela cidade e confessa que se houver Festa do Avante, organizada pelo PCP no Seixal, e não puder haver Feira de Outubro, isso representa uma falta de coerência do Governo. “No meio disto tudo deve haver coerência. Quando alguns são obrigados a cumprir as regras, e nós prezamos em cumpri-las, acho muito bem. Por isso as regras deveriam ser gerais e não haver excepções”, condena.
Alberto Mesquita espera em Outubro já haver condições para realizar a feira no parque urbano do Cevadeiro mas admite que se a tiver de cancelar o fará por estar em causa a saúde da comunidade. E o evoluir da situação epidemiológica na Área Metropolitana de Lisboa (AML) terá também uma palavra a dizer. “É com grande mágoa que o faremos se for necessário, como foi muito doloroso cancelar o Colete. Mas temos de preservar a saúde das pessoas e não hesitaremos em fazer o que é de bom senso”, nota.
Vila Franca de Xira não tem registado um crescimento de casos tão grande como noutros concelhos da AML mas existe preocupação nos autarcas e é por isso que alguns equipamentos ainda não foram reabertos, como os equipamentos desportivos, parques infantis e pavilhões. “Estamos a aguardar que as coisas estejam mais tranquilas. E muito criticado tenho sido por causa disso. Temos de ter alguma cautela e prudência. Não quero abrir e ter de recuar”, explica.

Se há Festa do Avante então  Vila Franca de Xira quer Feira de Outubro

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido