uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Figuras de Vila Franca de Xira vão dar a cara pela segurança ferroviária
foto DR Sofia Lixa, José Carvalho e Vasco Pereira vão dar a cara pela segurança ferroviária

Figuras de Vila Franca de Xira vão dar a cara pela segurança ferroviária

Iniciativa única no país vai ser realizada em parceria entre a junta de freguesia da cidade e a Infraestruturas de Portugal. Objectivo é afixar painéis junto da passagem de nível do cais com mensagens alusivas ao respeito pelas normas de segurança.

Edição de 05.08.2020 | Sociedade

Várias figuras de Vila Franca de Xira vão emprestar os seus rostos em painéis de grandes dimensões que vão ser afixados junto à passagem de nível do cais da cidade, apelando aos moradores para respeitarem os limites de segurança sempre que atravessem a linha de comboio. A intenção é ajudar a travar o elevado número de acidentes naquela passagem de nível que já vitimou 29 pessoas em 13 anos.
Amália Rodrigues, Sofia Lixa, José Carvalho, David Silva, o cabo dos forcados da cidade Vasco Pereira e o próprio presidente da junta, João Santos, são os rostos escolhidos para esta primeira fase da campanha. É uma iniciativa pioneira no país que será feita em parceria entre a junta de freguesia da cidade e a Infraestruturas de Portugal, que o usará como projecto piloto. Caso venha a ter bons resultados em Vila Franca de Xira poderá ser replicada noutras localidades.
“É uma ideia que pode ajudar a fazer a diferença e a salvar vidas. Cada vez que alguém use a passagem de nível vai lembrar-se que é um espaço perigoso. Muita gente atravessa a linha há muitos anos, é um acto natural, e por isso nem sempre se lembra dos riscos”, explica João Santos a O MIRANTE.
O autarca espera que a ideia possa ter resultados importantes, ainda para mais numa altura em que a deslocalização daquela perigosa passagem de nível foi suspensa para ser reavaliada. “É um projecto inovador de carácter nacional que está preparado para avançar. O que queremos é criar uma maior sensibilidade para as questões da segurança”, acrescenta.
Os cartazes estão feitos e prontos a serem colocados. Vão ficar visíveis junto à passagem de nível do cais da cidade. A iniciativa conta com a parceria da câmara municipal e da PSP. A apresentação pública do projecto ainda não tem data marcada mas estará para breve.
A deslocalização da passagem de nível, recorde-se, não vai avançar para já e o processo está suspenso para reavaliação. A decisão foi tomada depois de uma reunião realizada a 26 de Junho entre o município e os moradores e comerciantes da zona. O município tinha estabelecido um acordo de colaboração com a IP para encerrar a actual passagem e deslocalizá-la 250 metros para sul, numa zona com maior visibilidade, mas vai agora tentar junto da IP que esta assuma o compromisso de financiar a colocação de um guarda de linha na actual passagem enquanto se analisa o que fazer quanto à deslocalização.

Figuras de Vila Franca de Xira vão dar a cara pela segurança ferroviária

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido