uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Figuras de Vila Franca de Xira vão dar a cara pela segurança ferroviária
foto DR Sofia Lixa, José Carvalho e Vasco Pereira vão dar a cara pela segurança ferroviária

Figuras de Vila Franca de Xira vão dar a cara pela segurança ferroviária

Iniciativa única no país vai ser realizada em parceria entre a junta de freguesia da cidade e a Infraestruturas de Portugal. Objectivo é afixar painéis junto da passagem de nível do cais com mensagens alusivas ao respeito pelas normas de segurança.

Várias figuras de Vila Franca de Xira vão emprestar os seus rostos em painéis de grandes dimensões que vão ser afixados junto à passagem de nível do cais da cidade, apelando aos moradores para respeitarem os limites de segurança sempre que atravessem a linha de comboio. A intenção é ajudar a travar o elevado número de acidentes naquela passagem de nível que já vitimou 29 pessoas em 13 anos.
Amália Rodrigues, Sofia Lixa, José Carvalho, David Silva, o cabo dos forcados da cidade Vasco Pereira e o próprio presidente da junta, João Santos, são os rostos escolhidos para esta primeira fase da campanha. É uma iniciativa pioneira no país que será feita em parceria entre a junta de freguesia da cidade e a Infraestruturas de Portugal, que o usará como projecto piloto. Caso venha a ter bons resultados em Vila Franca de Xira poderá ser replicada noutras localidades.
“É uma ideia que pode ajudar a fazer a diferença e a salvar vidas. Cada vez que alguém use a passagem de nível vai lembrar-se que é um espaço perigoso. Muita gente atravessa a linha há muitos anos, é um acto natural, e por isso nem sempre se lembra dos riscos”, explica João Santos a O MIRANTE.
O autarca espera que a ideia possa ter resultados importantes, ainda para mais numa altura em que a deslocalização daquela perigosa passagem de nível foi suspensa para ser reavaliada. “É um projecto inovador de carácter nacional que está preparado para avançar. O que queremos é criar uma maior sensibilidade para as questões da segurança”, acrescenta.
Os cartazes estão feitos e prontos a serem colocados. Vão ficar visíveis junto à passagem de nível do cais da cidade. A iniciativa conta com a parceria da câmara municipal e da PSP. A apresentação pública do projecto ainda não tem data marcada mas estará para breve.
A deslocalização da passagem de nível, recorde-se, não vai avançar para já e o processo está suspenso para reavaliação. A decisão foi tomada depois de uma reunião realizada a 26 de Junho entre o município e os moradores e comerciantes da zona. O município tinha estabelecido um acordo de colaboração com a IP para encerrar a actual passagem e deslocalizá-la 250 metros para sul, numa zona com maior visibilidade, mas vai agora tentar junto da IP que esta assuma o compromisso de financiar a colocação de um guarda de linha na actual passagem enquanto se analisa o que fazer quanto à deslocalização.

Figuras de Vila Franca de Xira vão dar a cara pela segurança ferroviária

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido