uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

SOS Alcanena organiza protesto contra os maus cheiros

Vigília está agendada para as 20h00 de sexta-feira, 24 de Julho, junto ao Cine-Teatro São Pedro onde, à mesma hora, se realiza uma reunião da assembleia municipal.

O movimento SOS Alcanena agendou uma manifestação para 24 de Julho, sexta-feira, pelas 20h00, junto ao Cine-Teatro São Pedro onde, à mesma hora, se realiza uma sessão da assembleia municipal.
Para o SOS Alcanena, a população não está disposta a tolerar mais um Verão de maus odores e ar poluído que provocam efeitos como vómitos, dores de cabeça ou garganta irritada. Em nota de imprensa, o SOS Alcanena refere que a falta de consideração da indústria poluente e a incompetência do poder autárquico têm causado desânimo na população que se vê privada do que é um direito básico: respirar ar puro.
O movimento apela a todos os alcanenenses que dêem voz à sua indignação marcando presença naquilo a que chamam de “vigília fúnebre”. A organização pede aos manifestantes que usem roupa preta e que levem algum utensílio que dê luz para reforçar esse efeito de vigília.
Devido à pandemia da Covid-19 o movimento SOS Alcanena apela ao bom senso dos manifestantes para que cumpram as regras de protecção de propagação de contágio. Pedem também atenção ao distanciamento adequado e ao uso de máscara, ironizando que em Alcanena tem dupla função.

Aquanena confirma problema
Recentemente a Aquanena, empresa municipal gestora do sistema de saneamento de Alcanena, emitiu um comunicado onde confirma que existiu no início de Julho um desequilíbrio na fase de tratamento biológico na ETAR de Alcanena. A empresa diz estar a “envidar todos os esforços no diagnóstico das causas e na procura da solução definitiva”.
Entre as acções já tomadas estão a inspecção de caixas de visita ao longo do colector e colheitas de amostras, que permitiram detectar uma anomalia no funcionamento dos tanques de tratamento biológico derivada do emissário de Monsanto. No documento a Aquanena enumera as medidas que tem vindo a implementar para a resolução do problema onde se incluem o reforço na dosagem de oxigénio líquido para o tratamento de sulfuretos, o contacto com unidades industriais para suspender a rejeição ao fim-de-semana ou o reforço da fiscalização.

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido