uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Escolas de Samora Correia e Porto Alto vão deixar de ter coberturas com amianto

Operação para remoção de telheiros e telhados de fibrocimento das escolas está a decorrer por todo o país
As escolas do 2º e 3º ciclos de Samora Correia e do Porto Alto vão ser alvo de obras para retirada das coberturas de fibrocimento, um material contendo amianto que é uma substância potencialmente cancerígena.
A novidade foi deixada pelo autarca de Benavente, Carlos Coutinho (CDU), na última reunião pública do executivo, onde foram aprovados os protocolos de parceria a estabelecer entre o Governo e o município. As intervenções nas escolas vão ser realizadas pelo município ao abrigo do programa lançado pelo Governo, de 60 milhões de euros, com vista à retirada das coberturas. O autarca diz esperar que ainda este ano estejam reunidas as condições para os trabalhos avançarem. O contacto do Governo com o município já foi estabelecido e segundo o autarca foi pedida uma agilização burocrática do assunto. “Por isso trouxemos o protocolo onde são definidas essas matérias. Estamos a desenvolver o projecto para as obras que estará finalizado em breve e lançaremos as empreitadas. Depois o Estado devolve o dinheiro”, explica.

Coberturas com amianto removidas de escolas
de Vila Franca de Xira
Oito escolas do concelho de Vila Franca de Xira estão contempladas para receber obras de remoção das coberturas de fibrocimento, que contêm amianto, uma substância potencialmente cancerígena. Numa lista publicada em Diário da República constam a Escola Básica (EB) Aristides Sousa Mendes, da Póvoa de Santa Iria, EB Dom António de Ataíde, da Castanheira do Ribatejo, EB de Vialonga, EB do Bom Sucesso e EB Pedro Jacques Magalhães (ambas de Alverca do Ribatejo) e a Escola Secundária Alves Redol, em Vila Franca de Xira. Constam também da lista as duas escolas do Forte da Casa: a Secundária e a EB Padre José Rota. O programa do Governo engloba a remoção do amianto em 578 estabelecimentos de ensino do país e a intervenção irá custar 60 milhões de euros aos cofres do Estado. As escolas incluídas neste programa são todas da rede pública, do pré-escolar, ensino básico e ensino secundário.

Telhados de fibrocimento da Escola dos Leões retirados
A empreitada de beneficiação da EB1 dos Leões, em Santarém, começou na sexta-feira, 24 de Julho. A intervenção visa substituir a cobertura em fibrocimento, um material que contém amianto, matéria potencialmente cancerígena. Os trabalhos envolvem ainda a pintura exterior do edifício.

Mais Notícias

    A carregar...