uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Degradação do serviço prestado pelos CTT  é desrespeito pela população e empresas
Ana Abrunhosa, Isabel Damasceno, Miguel Pita e Miguel Borges no Centro Cultural Gil Vicente

Degradação do serviço prestado pelos CTT  é desrespeito pela população e empresas

Presidente da Câmara de Sardoal criticou mau trabalho da empresa durante sessão solene que assinalou 489º aniversário da elevação do Sardoal a vila. Miguel Borges criticou também a deficiente cobertura da rede de comunicações móveis.


“É notória a degradação do serviço prestado pelos Correios num claro desrespeito pela população, na sua grande maioria idosa, com uma enorme dependência deste serviço. Mas não são só os idosos, são igualmente as empresas que esperam dias sem fim pela encomenda que tarda e que poderá ter especial importância para o desenvolvimento da sua actividade económica”. A critica é do presidente da Câmara do Sardoal, Miguel Borges, e foi deixada durante a sessão solene que assinalou o 489º aniversário de elevação do Sardoal a vila.
A cerimónia decorreu ao final da tarde de 22 de Setembro, no Centro Cultural Gil Vicente, e contou com a presença da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, e da directora da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Isabel Damasceno. Miguel Borges voltou também a falar da importância das comunicações móveis para o desenvolvimento do interior do país e captação de novas empresas.
O autarca referiu que a modernidade tarda em chegar ao interior e que isso afasta a fixação de novas empresa, o desenvolvimento das existentes, a criação de postos de trabalho, a criação de riqueza e o aumento da população. “Toda a actividade económica, actualmente, está assente numa base digital. Não chega estarmos com 75% de cobertura em 2023 e 90% até 2025. É pouco ambicioso para o que merecemos. É pouco ambicioso para uma verdadeira coesão territorial. A nossa realidade são comunicações de voz que não funcionam e Internet de enorme fragilidade”, salientou Miguel Borges. E realçou que a pandemia veio dar ainda mais relevo a esta fragilidade do interior do país. “Falta-nos a auto-estrada das comunicações”, enfatizou.
A ministra da Coesão Territorial garantiu que no leilão da rede 5G, que está a decorrer, haverá uma atenção especial para os territórios do interior. “Já temos concelhos do interior com quase 100% de cobertura de fibra óptica. Claro que existem territórios a descoberto. Fizemos um grande progresso mas temos que fazer mais. Com os fundos europeus vamos continuar a investir em fibra óptica nos territórios que fiquem a descoberto após o leilão”, disse Ana Abrunhosa.

Parque empresarial do concelho está lotado
Miguel Borges aproveitou a sua intervenção para falar também dos investimentos que estão a decorrer no concelho. O presidente destacou que a capacidade do parque empresarial do concelho ficou esgotada durante este ano. “Atentos à importância fundamental de fixar empresas no nosso concelho estamos a trabalhar para apresentar uma candidatura para a construção do Parque de Negócios de Andreus. Uma zona de implementação empresarial que, numa primeira fase, poderá alojar até dez empresas. Um conceito moderno e inovador que terá um investimento de cerca de 600 mil euros”, destacou.
O presidente da Assembleia Municipal do Sardoal, Miguel Pita, referiu que a pandemia provocada pela Covid-19 permitiu uma oportunidade de desenvolvimento ao interior do país que tem que ser aproveitada. Lembrou que o movimento associativo foi muito penalizado com a pandemia e defende o retomar dessa actividade para dinamizar o desenvolvimento do concelho.
A cerimónia foi restrita e contou com a presença, além de entidades do concelho, dos funcionários que completaram 25 anos ao serviço do município.

À margem

Antes do início da sessão solene, Miguel Borges mostrou à ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, e à directora da CCDRC, Isabel Damasceno, alguns dos projectos que estão previstos para o concelho mas para os quais falta investimento. Enquanto falavam da importância dos fundos comunitários caíram algumas moedas da carteira da ministra. O presidente do Sardoal, com o seu humor refinado, disse: “Não sabia que o financiamento seria tão rápido, senhora ministra”, provocando a gargalhada de todos.

Degradação do serviço prestado pelos CTT  é desrespeito pela população e empresas

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido