uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Parlamento homenageia historiador Veríssimo Serrão
Joaquim Veríssimo Serrão

Parlamento homenageia historiador Veríssimo Serrão

Voto de pesar, assinado pelo presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, foi aprovado por unanimidade.

O parlamento homenageou na sexta-feira, 25 de Setembro, o historiador Joaquim Veríssimo Serrão, “um dos mais brilhantes historiadores portugueses”, que morreu a 31 de Julho, em Santarém, aos 95 anos. O voto de pesar, assinado pelo presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, foi aprovado por unanimidade.
No texto aprovado pelos deputados, afirma-se que Veríssimo Serrão, natural de Santarém, foi “um dos mais brilhantes historiadores portugueses e é graças a si e à sua obra que milhões de portugueses passaram a conhecer melhor a sua própria História”.
O historiador Joaquim Veríssimo Serrão, nascido a 8 de Julho de 1925, é autor de uma vasta obra historiográfica, na qual avulta a sua História de Portugal, em 19 volumes, que terminou em 2011.
O foco da investigação histórica de Veríssimo Serrão foi a participação dos humanistas portugueses na cultura europeia do século XVI, a história local, com particular atenção por Santarém, concelho de onde era natural, a formação do Brasil, a questão epistemológica da historiografia portuguesa, alguns personagens que se destacaram na vida política portuguesa nas últimas décadas do Antigo Regime (século XVIII) e o início do Liberalismo (século XIX).
Além da obra, o texto realça ainda o carácter do historiador “e o seu exemplo de simplicidade, unanimemente reconhecido pelos seus pares, pelos seus alunos e por todos aqueles que tiveram o prazer e o privilégio de ler, aprender e seguir o trajecto de Joaquim Veríssimo Serrão”. “Com o falecimento de Joaquim Veríssimo Serrão, figura incontornável do século XX, o país e a cultura portuguesa ficam mais pobres”, pode ler-se.

Parlamento homenageia historiador Veríssimo Serrão

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido