uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Rotas de Mação já tem site online

A “Rotas de Mação”, além de já ser uma marca registada, tem também um sítio na Internet desde Setembro. O projecto pretende unir 15 percursos pedestres que mostrem os diversos encantos do território de Mação através de trilhos e roteiros. A ideia surgiu em Outubro de 2019 por Leonel Mourato, natural de Ortiga, um dos mentores do projecto. Foi oficializado com a assinatura de um protocolo entre diversas entidades do concelho, incluindo juntas de freguesia, associações, bombeiros, GNR, agrupamento de escolas e cidadãos voluntários.
As Rotas de Mação pretendem desenvolver as fileiras do pão, do azeite, do vinho e do presunto, produtos de elevada qualidade produzidos no concelho. Na rota da Queixoperra, na zona do Poço das Talhas, o município, a junta de freguesia e a associação local recuperaram um conjunto de azenhas.
“Os turistas podem ver a moagem do trigo, preparar o pão, colocá-lo no forno e comer o pão que eles próprios fizeram. Na rota da Ortiga pretendemos que o turista vá no barco tradicional da aldeia, o picareto, e pesque o peixe que depois vai comer. Não queremos que as pessoas venham só caminhar”, explicou Leonel Mourato a O MIRANTE, em Julho deste ano. Além disto, os visitantes também vão poder conhecer quedas de água, ribeiras, grutas e passadiços que há no concelho.

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido