uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Alhandra vai ser palco mundial do triatlo em Outubro
foto DR Esta será a segunda vez que a vila de Alhandra irá receber uma prova internacional de triatlo

Alhandra vai ser palco mundial do triatlo em Outubro

Todos os olhos da modalidade vão estar focados na vila no fim-de-semana de 10 e 11 de Outubro.

A vila de Alhandra vai receber no fim-de-semana de 10 e 11 de Outubro três importantes competições mundiais de triatlo: a Taça do Mundo de Paratriatlo; o Campeonato do Mediterrâneo de Triatlo; e o Campeonato da Europa de Clubes de Triatlo por Estafetas Mistas.
A iniciativa resulta de uma parceria estabelecida entre a Federação de Triatlo de Portugal, a Câmara de Vila Franca de Xira e o Alhandra Sporting Club. As provas decorrem entre as 10h00 e as 18h00 nos dois dias, mas o programa inclui a partir de quinta-feira, 8 de Outubro, a abertura do secretariado e briefings na sexta-feira.
O fim-de-semana dedicado à modalidade inicia-se com a Taça do Mundo de Paratriatlo, a 10 de Outubro, uma competição de distância sprint que integra atletas de alto nível e que ocorre pela terceira vez no nosso país. Estará presente o paratriatleta nacional Filipe Marques, na categoria PTS5.
O Campeonato do Mediterrâneo de Triatlo recebe cerca de 30 atletas femininas de países como Tunísia, Bélgica, Suécia e Alemanha e 50 atletas masculinos que, além do nosso país, chegam de Marrocos, Taiti, Brasil, Bélgica, Alemanha, Tunísia, Africa do Sul, Espanha e França, num total de 15 nações. Estarão presentes alguns dos melhores triatletas nacionais.
Já o Campeonato Europeu de Clubes de Triatlo na categoria elite e júnior, provas realizadas no dinâmico formato de Estafetas Mistas, realiza-se no dia 11 de Outubro. Os quatro atletas que compõem a equipa, duas atletas femininas e dois atletas masculinos, terão que cumprir cada um deles um triatlo super sprint sem paragens de cronómetro.
O segmento da natação é realizado no rio Tejo, o ciclismo percorre o troço da Estrada Nacional 10 entre Alhandra e o Sobralinho, e o Passeio Ribeirinho, entre Alhandra e Vila Franca de Xira, será o palco do segmento da corrida. Os clubes da elite nacional que irão disputar a competição europeia serão o SL Benfica, o Sporting CP e o OutSystems Olímpico de Oeiras, entre as 14 equipas presentes. Na categoria júnior, que inclui um total de nove equipas, vai competir o clube da casa, o Alhandra SC, o OutSystems Olímpico de Oeiras e o Sporting CP. O Alhandra, recorde-se, sagrou-se campeão europeu na prova júnior em 2019.

Alhandra vai ser palco mundial do triatlo em Outubro

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido