uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Distrital de futebol de Santarém  arrancou com desistências de última hora
Presidente da AFS, Francisco Jerónimo, foi apanhado de surpresa pela desistência dos clubes

Distrital de futebol de Santarém  arrancou com desistências de última hora

Casa do Povo do Pego e Grupo Desportivo de Pontével decidiram não participar a poucos dias do início da prova, obrigando à realização de novo sorteio.


Na semana que antecedeu o início do campeonato distrital de futebol da 1ª divisão, no escalão de seniores, a Associação de Futebol de Santarém (AFS) recebeu duas notícias desagradáveis e surpreendentes: a Casa do Povo do Pego e o Grupo Desportivo de Pontével anunciaram por escrito a sua desistência da prova maior do futebol distrital na época de 2020-2021.
Primeiro foi a CP Pego a dar conta da sua desistência e dois dias depois o GD Pontével a revelar decisão idêntica, quando o sorteio da prova já tinha sido realizado - após um primeiro adiamento a pedido de alguns clubes – e com a prova marcada para poucos dias depois, a 4 de Outubro.
A decisão dos dois clubes não caiu bem no seio da AFS, sobretudo devido à altura em que foi anunciada - com tudo a postos para o arranque da nova época -, o que obrigou à realização de um novo sorteio na noite de quinta-feira, 1 de Outubro, proposto pela associação e aceite pelos restantes 16 clubes em prova.
O presidente da AFS, Francisco Jerónimo, diz que as desistências foram inesperadas, tendo em conta que se trata de uma prova de participação obrigatória e depois de os clubes terem participado no sorteio. Com o novo sorteio, evitou-se que duas equipas fiquem paradas a cada jornada e o campeonato foi encurtado em quatro jornadas, passando de 36 para 32.
Segundo Francisco Jerónimo, a Casa do Povo do Pego justificou a sua desistência com a falha de alguns apoios e patrocínios que impossibilitaram a sua participação, enquanto um vazio directivo estará na origem da decisão do GD Pontével.
Dado tratar-se de uma prova de participação obrigatória, os dois clubes ficam ainda sujeitos à aplicação de sanções por parte do Conselho de Disciplina da AFS, para além de serem relegados para a 2ª divisão distrital quando pretenderem regressar ao futebol sénior.
Na primeira jornada, realizada domingo, o CP Pego devia receber o Entroncamento AC, enquanto o GD Pontével jogaria em casa com o Amiense.

Distrital de futebol de Santarém  arrancou com desistências de última hora

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido