Distrital de futebol de Santarém arrancou com desistências de última hora
Casa do Povo do Pego e Grupo Desportivo de Pontével decidiram não participar a poucos dias do início da prova, obrigando à realização de novo sorteio.
Na semana que antecedeu o início do campeonato distrital de futebol da 1ª divisão, no escalão de seniores, a Associação de Futebol de Santarém (AFS) recebeu duas notícias desagradáveis e surpreendentes: a Casa do Povo do Pego e o Grupo Desportivo de Pontével anunciaram por escrito a sua desistência da prova maior do futebol distrital na época de 2020-2021.
Primeiro foi a CP Pego a dar conta da sua desistência e dois dias depois o GD Pontével a revelar decisão idêntica, quando o sorteio da prova já tinha sido realizado - após um primeiro adiamento a pedido de alguns clubes – e com a prova marcada para poucos dias depois, a 4 de Outubro.
A decisão dos dois clubes não caiu bem no seio da AFS, sobretudo devido à altura em que foi anunciada - com tudo a postos para o arranque da nova época -, o que obrigou à realização de um novo sorteio na noite de quinta-feira, 1 de Outubro, proposto pela associação e aceite pelos restantes 16 clubes em prova.
O presidente da AFS, Francisco Jerónimo, diz que as desistências foram inesperadas, tendo em conta que se trata de uma prova de participação obrigatória e depois de os clubes terem participado no sorteio. Com o novo sorteio, evitou-se que duas equipas fiquem paradas a cada jornada e o campeonato foi encurtado em quatro jornadas, passando de 36 para 32.
Segundo Francisco Jerónimo, a Casa do Povo do Pego justificou a sua desistência com a falha de alguns apoios e patrocínios que impossibilitaram a sua participação, enquanto um vazio directivo estará na origem da decisão do GD Pontével.
Dado tratar-se de uma prova de participação obrigatória, os dois clubes ficam ainda sujeitos à aplicação de sanções por parte do Conselho de Disciplina da AFS, para além de serem relegados para a 2ª divisão distrital quando pretenderem regressar ao futebol sénior.
Na primeira jornada, realizada domingo, o CP Pego devia receber o Entroncamento AC, enquanto o GD Pontével jogaria em casa com o Amiense.