uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Solvay da Póvoa passa para mãos portuguesas que prometem manter empregos
Solvay da Póvoa de Santa Iria passa dos belgas para as mãos de investidores portugueses

Solvay da Póvoa passa para mãos portuguesas que prometem manter empregos

Joint venture das portuguesas Algae 4 Future e Green Aqua, que já têm no local uma plataforma de produção de microalgas, comprou os activos de produção de água oxigenada da vizinha Solvay.

A empresa química belga Solvay anunciou no dia 28 de Setembro ter vendido a Solvay Portugal – Produtos Químicos, situada na Póvoa de Santa Iria, à Algora Sustainable Investments SGPS, uma joint venture criada pelas portuguesas Algae 4 Future (A4F) e Green Aqua.
A Green Aqua e a A4F, recorde-se, já exploram desde 2017 um parque de produção de microalgas nas antigas salinas da Póvoa de Santa Iria, mesmo ao lado da Solvay, que também foi parceira nesse investimento co-financiado por fundos comunitários.
Em comunicado é assegurado pela Algora que os actuais postos de trabalho da Solvay da Póvoa de Santa Iria serão mantidos e foi deixado o compromisso de vir a contratar, até ao final deste ano, 30 novos colaboradores e reforçar esse número em 2021.
O valor do negócio não foi revelado e este não inclui a Solvay Business Services, também sediada em Portugal. Integradas no negócio, já se sabe, estão as instalações industriais, utilidades locais, a unidade de clorato de sódio e a mina de sal localizada em Torres Vedras.
“A Solvay manterá e centrará o seu foco na unidade de produção local de peróxido de hidrogénio, continuando a apoiar a altamente exigente indústria de pasta de papel”, referem as empresas em comunicado. A Algora considera a transação uma “oportunidade relevante” que irá permitir impulsionar o desenvolvimento das suas operações industriais.
O responsável da Algora diz que tem “grandes planos para a Póvoa” e avança com um projecto já com financiamento aprovado de produção biológica de combustível para o sector da aviação, garantindo que a compra da Solvay representa um impacto positivo no emprego local, quer pela manutenção dos actuais postos de trabalho quer pela criação de novas vagas.

Solvay da Póvoa passa para mãos portuguesas que prometem manter empregos

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido