uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Alunos de Pontével sem transporte para o ATL servem de pretexto para luta política
Jorge Pisca

Alunos de Pontével sem transporte para o ATL servem de pretexto para luta política

PS queria que fosse a junta a assegurar transporte de crianças para Vila Chã de Ourique. Presidente da junta diz que não há condições para isso e sugere utilização de mini-autocarros dos TUC.

A Assembleia de Freguesia de Pontével aprovou uma proposta da bancada do PS para que a Junta de Pontével assegure o transporte das crianças da freguesia que não podem frequentar o ATL (ateliê de tempos livres) de Vila Chã de Ourique por não terem quem as leve. No entanto, essa decisão não vai ter efeitos práticos, já que o presidente da junta, Jorge Pisca, do movimento independente MIP, diz não haver condições para efectuar esse serviço.
Jorge Pisca justifica que a carrinha da junta é necessária para o transporte dos funcionários para trabalhos diários. E sugere como alternativa a utilização dos TUC (mini-autocarros do município que fazem transporte público no Cartaxo) para levar as crianças. “É uma questão de ajustar horários para um dos TUC poder transportar as crianças”, diz o autarca de Pontével.
O problema deve-se ao encerramento recente do ATL de Pontével, gerido pelo Centro Paroquial local, por ser financeiramente insustentável. Essa situação obrigou à deslocação das crianças que utilizam esse serviço, pós-horário escolar, para o ATL de Vila Chã de Ourique, a cerca de uma dezena de quilómetros. Alguns pais e encarregados de educação garantem o transporte dos seus filhos, mas há crianças sem essa possibilidade.
Tal como noticiámos na última edição, a Câmara do Cartaxo está a tentar resolver o problema de nove crianças que estão sem transporte para o ATL em Vila Chã de Ourique. O presidente do município, Pedro Magalhães Ribeiro, disse a O MIRANTE que a situação de seis dessas crianças lhe está a merecer particular atenção pois são alunos de famílias com comprovadas carências económicas. O caso acabou por resvalar para a arena política com o PS do Cartaxo a “lamentar a inércia, a passividade e a falta de liderança do presidente da Junta de Freguesia de Pontével” e a afirmar que “a única acção que tem para mascarar a sua incompetência é o normal ‘passa-culpas’ para a câmara municipal”.
A proposta do PS apresentada na Assembleia de Freguesia de Pontével apenas contou com os votos favoráveis dos 4 eleitos socialistas. Dos 4 eleitos do MIP, três votaram contra e um absteve-se. O eleito do PSD também se absteve.

Alunos de Pontével sem transporte para o ATL servem de pretexto para luta política

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido