uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Dinheiro do Governo não chega para tirar amianto das escolas de VFX 

Ano lectivo arrancou com secundárias a precisar de obras urgentes em Vila Franca de Xira. Governo prometeu apoio para retirar todo o amianto das escolas mas neste concelho o dinheiro não vai chegar para a despesa.

O apoio financeiro do Programa de Remoção do Amianto das escolas nacionais, prometido com pompa e circunstância pelo Governo em Maio, afinal não vai chegar para fazer todo o trabalho necessário nas oito escolas do concelho de Vila Franca de Xira, que são frequentadas por milhares de alunos.
O Governo anunciou 60 milhões para as obras, mas o dinheiro não vai chegar para tudo e só em Vila Franca de Xira a estimativa do município aponta para um custo total a rondar os 1,5 milhões de euros, quando apenas um milhão foi contemplado para aquele concelho. Uma situação que já mereceu a condenação do presidente do município, Alberto Mesquita, que lamenta que o dinheiro anunciado pelo Estado não seja suficiente, obrigando a câmara a injectar mais de meio milhão de euros.
O ano lectivo arrancou com milhares de alunos a continuarem a ter aulas debaixo de coberturas de fibrocimento contendo amianto, uma substância potencialmente cancerígena. Em algumas escolas há placas que se encontram em mau estado ou partidas, o que representa riscos acrescidos, como acontece nas secundárias Alves Redol de Vila Franca de Xira e na escola básica e secundária de Vialonga.
Apesar do município ter recebido as competências do Estado na área da educação, esse acordo deixou de fora todas as obras que estas escolas precisam, que não são poucas. A remoção das coberturas contendo amianto tem sido uma prioridade para o executivo de Alberto Mesquita que, neste mandato, removeu todos esses materiais das escolas do primeiro ciclo e jardins-de-infância, que eram da sua competência directa.
Já as escolas secundárias do concelho há pelo menos 30 anos que precisam de obras de fundo. Estão identificadas oito escolas que carecem de intervenção para remoção das coberturas com amianto: Escola Básica e Integrada do Bom Sucesso (Alverca), Escola Aristides Sousa Mendes (Póvoa de Santa Iria), Escola dos segundos e terceiros ciclos e secundária de Vialonga, Escola Pedro Jacques Magalhães (Alverca), Escola Soeiro Pereira Gomes (Alhandra), Escola Padre José Rota (Forte da Casa), Escola Dom António de Ataíde (Castanheira do Ribatejo) e Escola Secundária Alves Redol (Vila Franca de Xira).

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido