uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
José Silva desapareceu há um mês e já só é procurado pela família  
As filhas, Vera Silva (esquerda) e Carla Silva desesperam sem qualquer pista do paradeiro do pai

José Silva desapareceu há um mês e já só é procurado pela família  

Familiares vivem momentos de angústia sem qualquer pista do paradeiro do septuagenário que sofre de demência.

Um mês depois do seu desaparecimento, a família de José Silva, de 72 anos, não desiste das buscas e mantém a esperança de que o irá encontrar. Têm percorrido todo o concelho de Vila Franca de Xira com a ajuda de amigos e até desconhecidos que responderam aos apelos lançados. A polícia procurou-o durante dia e meio até dar por terminadas as buscas, sem quaisquer vestígios que apontem o seu paradeiro.
A filha mais nova, Vera Silva, não esconde a mágoa por as autoridades não terem procurado o seu pai durante mais tempo e por terem começado tarde demais. No dia em que desapareceu só a família o procurou, “toda a noite, sem dormir”. “Estamos a falar de uma pessoa com demência que se perdeu, não podiam ter esperado tanto. Naquela noite tinham-no encontrado”, diz.
A família chegou a ter pistas dos passos que José Silva terá dado. A 8 de Setembro, no dia em que desapareceu, alguém o terá visto sentado num banco e conversado com ele. “Pelo que nos disseram era o meu pai”, acredita Carla Silva, a filha mais velha. No dia seguinte outra senhora diz tê-lo visto deitado num banco junto ao Palácio do Sobralinho. Foi a última pista que tiveram.
O caso seguiu para tribunal mas, segundo a família, ainda não avançou qualquer investigação por parte do Ministério Público. “Dizem-nos para esperar, mas pelo quê? São muitos dias e a esperança começa a quebrar porque tomava muita medicação”, questiona Carla Silva que apesar das dúvidas diz: “O meu coração diz-me que ele está vivo à espera de ser encontrado”.
“É um sofrimento muito grande. As pessoas dizem-nos para nos mentalizarmos do pior, mas até sabermos não conseguimos, por isso, vamos até ao fim, não vamos desistir do nosso pai”, acrescenta Vera Silva.
José Silva vestia calças de ganga e uma camisa vermelha, no dia do seu desaparecimento. Tem barba e cabelo grisalho e nenhum documento de identificação consigo. Nasceu no dia 17 de Outubro de 1947 na localidade de Subserra, na União de Freguesias de Alhandra, São João dos Montes e Calhandriz. A família apela a quem souber alguma pista do seu paradeiro que contacte a polícia.

José Silva desapareceu há um mês e já só é procurado pela família  

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido