uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Reforço da segurança na Linha do Norte no Entroncamento e Mato Miranda

Obras para instalação de sinalização electrónica devem arrancar ainda este ano e representam um investimento de oito milhões de euros por parte da Infraestruturas de Portugal.

A empreitada para concepção e construção da instalação de sinalização electrónica na estação do Entroncamento e na estação técnica de Mato Miranda foi consignada a 16 de Setembro. De acordo com a empresa pública Infraestruturas de Portugal (IP), a empreitada representa um investimento de perto de oito milhões de euros e integra o programa de modernização da Rede Ferroviária Nacional Ferrovia2020. Prevê o reforço da segurança do sistema ferroviário que irá permitir uniformizar as condições de comando e controlo com as da restante rede ferroviária.
A IP adianta ainda, em comunicado, que a intervenção irá assegurar a melhoria das condições de exploração, nomeadamente através do controlo, passando o comando a estar centralizado em Lisboa; na redução de custos de exploração, através da optimização de meios humanos directamente afectos à exploração; e do aumento da segurança da circulação, por diminuição do factor de risco humano.
A empreitada, contratada à Siemens Mobility, tem um prazo contratual de 1.209 dias. Na fase inicial decorre o período de concepção do projecto que, após aprovação, avança para a construção, com início previsto para Dezembro de 2020 ou Janeiro de 2021.
Este investimento integra a candidatura submetida e aprovada no âmbito do COMPETE 2020, com a designação “Linha do Norte - Modernização do Troço Santana Cartaxo-Entroncamento (2ª Fase)”, referente à qual se prevê um financiamento comunitário de 85%, informa a IP.

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido